Relatos de uma viagem por terras de África (2) – “Jantar convívio com antigos desportistas de Moçambique radicados em Joanesburgo!”
Samuel Carvalho, Helena Carvalho, Maria José Meireles C. Leite e José Manuel Costa Leite
23 de fevereiro – Quinta-feira
O dia amanheceu em Joanesburgo de novo com aguaceiros, o que é fantástico para esta região do continente africano, pois o período de seca tem sido longo, tem havido alguns problemas com o abastecimento de água e, inclusive, racionamento. Não há dúvida que trouxemos a chuva de Portugal!
Com o tempo assim, optámos por visitar um complexo comercial, relativamente perto do local de trabalho dos meus primos. Fomos informados que o Centro Comercial Cresta Shopping em Randburg,
era relativamente pequeno mas, qual não foi o nosso espanto, quando constatámos que o mesmo era cerca de seis a sete vezes maior que o Centro Comercial Foz Plaza na Figueira da Foz.
Depois de visitarmos o Shopping,
resolvemos almoçar num dos inúmeros restaurantes do Complexo
e a escolha recaiu no “FOOOD CAFÉ“, cuja especialidade eram as saladas e os sumos naturais; mesmo o que nos apetecia…
Depois do almoço, regressámos a casa onde, pelas 15H00, o Cláudio, genro do Costa Leite, nos foi buscar. O trânsito nas várias faixas e nos dois sentidos da auto estrada era intenso. Uma hora e meia depois, estávamos na Empresa do amigo Zé Manuel. Esta sofreu grandes melhorias, após a última visita que efectuei, há doze anos atrás.
A sala de convívio da Empresa, onde me recebeu, está repleta de fotos que recordam todo o seu passado ligado ao basquetebol, primeiro como atleta do Malhangalene – fez parte da célebre equipa de basquete do Malhangalene que se sagrou campeã nacional na época de 1973/74)
e, mais tarde, como treinador de diversas equipas de Moçambique (formação) e da África do Sul, tendo sido seleccionador nacional do basquetebol sul africano “Springboks” durante sete anos…
Costa Leite no Clinic de Belgrado em 2004, com grandes figuras do basquetebol mundial
José Costa Leite (ao centro), num jantar com o presidente Nelson Mandela e David Stern comissário da NBA
Actualmente, o José Costa Leite, juntamente com o “moçambicano” José Carlos Cabanelas e o sul-africano Lesego Molebatsie (ex-capitão da seleção nacional), são proprietários da equipa que se sagrou campeã da BNL (Basketball National League) pelo segundo ano consecutivo – EGOLI MAGIC BASKETBALL CLUB.
Com este currículo invejável, é uma obrigação dar uma entrevista ao BigSlam.
Antes de nos deslocarmos para o local onde se iria realizar um jantar convívio, passámos por casa do Zé Manuel, onde batemos mais dois dedos de conversa, na companhia de alguns familiares e de um excelente gin tónico!!!
Por volta das 18H30, partimos, então, com destino ao Restaurante Adega,
propriedade do “moçambicano” Luís Ferreira, um empresário de sucesso na restauração, com uma sala gastronómica onde está patente o bom gosto da decoração. Também de realçar o bom o atendimento e a cordialidade com que fomos recebidos.
Luís Ferreira, Samuel Carvalho e José Costa Leite
O Luís Ferreira teve ainda o gesto simpático em colocar a foto da equipa do Ferroviário 1971/72 (do ano em que me estreei na equipa sénior) como cartaz da sala do restaurante, assim como disponibilizar uma tela com a foto gravada, onde os amigos presentes puderam deixar o seu autógrafo, como recordação da minha passagem por Joanesburgo.
Época 1971/72 – Seniores do CFM
Em cima: George Sing, José Sepodes, Lage, Armindo Costa, Roberto Sousa “Ratinho”, Alberto Jorge Santos, Samuel Carvalho.
Em baixo: Mário Machado (Capitão), José Alberto, João Barbosa “Becas”, Humberto Oliveira, José da Costa “Casquinha”.
Ao chegarmos à “Adega” foram enormes as surpresas, pois não imaginei tantos convivas presentes neste jantar.
Os manos Serra – Wanda e Carlos “Cató” (basquetebolista do SCLM ) e irmãos do Nelson Serra (excelente lançador do SCLM )
Anselmo Carmo Gomes, antigo hóquista do Malhangalene do tempo do Fernando Adrião, José Adrião, Moisés, Delfim Leitão, Fernando Deus, etc.
Dois basquetebolistas do Benfica LM da época de 1973/74 – Sérgio Agostinho e Victor Rocha e o sportinguista Luís Azevedo Alves (filho do Fatadas).
O casal Maria Helena e José Pestana (antigo basquetebolista do SCLM)
Dois basquetebolistas de leão ao peito: Joaquim Fonseca “Chilro” e Luís Azevedo Alves
Stephanie e Tiago
Vasco Abreu que representou o Desportivo LM (basquete e natação) e também a Real Sociedade (basquetebol)
Emília e Maria José Costa Leite (basquetebolista do Malhangalene e da AAM)
João Domingues uma das figuras emblemáticas do basquetebol do Malhangalene
Duran Smith, Vanessa e Nuno Castilho
Entretanto, a refeição começou…e estava proporcionado o ambiente e a ementa essencial para um excelente jantar e convívio.
As entradas,
Eis algumas imagens do bufete, bem apelativas…
Os camarões grelhados estavam simplesmente divinais!!!
Palavras para quê?
Helena Pestana, Helena Serra e Carlos Serra “Cató”
José Pestana e Joaquim Fonseca “Chilro”
Odette Batista e Luís Ferreira
Samuel ladeado pelo casal – Maria José Meireles (antiga basquetebolista do Malhangalene e da AAM) e José Costa Leite
Helena Ribeiro e Albertina Costa
Sérgio Agostinho, Jillian Agostinho e Victor Rocha
As sobremesas, qual delas a melhor…
E a festa continuou em ambiente de boa disposição e convívio salutar.
No final da noite, o BigSlam realizou mais uma ronda fotográfica, para mais tarde recordar…
Duas figuras do basquetebol moçambicano e sul-africano – José Costa Leite e João Domingues
O casal Mário Pedroso e Wanda Serra Pedroso
Victor Rocha e Vasco Abreu
A simpática Odette Batista
O casal Duran Smith e Stephanie
O casal Sérgio Agostinho e Jillian Agostinho
Uma dupla de Helenas – Maria Helena Pestana e Helena Serra
Antes da festa terminar, foram distribuídas pelos convivas algumas lembranças relacionadas com a Figueira da Foz, uma oferta da Figueira Turismo.
E como recordar é viver, o João Domingues ofereceu-me a placa que tinha sido entregue pelo Ginásio Clube Figueirense à Associação da Colónia Portuguesa em Joanesburgo, numa digressão por Portugal da sua equipa de basquetebol, em julho de 1978… quase 40 anos!!!
Para finalizar, um agradecimento especial ao casal Costa Leite organizador deste encontro, extensivo a todos os presentes neste jantar, por proporcionarem esta oportunidade de podermos privar convosco: foi bom reencontrar velhos amigos, recordar histórias de outros tempos e lembrar amizades antigas dos tempos de Moçambique, do desporto – em particular o basquetebol, do bairro ou da escola.
Bem hajam!
No dia seguinte, partimos para Marloth Park, mesmo ao lado do Kruger Park, onde passaríamos um excelente fim de semana na companhia de familiares e de muita bicharada…
- NÃO PERCA A PRÓXIMA REPORTAGEM – “Fim de semana em Marloth Park!”
NOTA: Pode ver a anterior reportagem, basta clicar nos link seguinte (escrito a azul):
1ª – “Viagem até Joanesburgo e o primeiro dia nesta cidade!”
2 Comentários
Carlos Tavares
Carlos tavares ,jogador de basquetebol do ferroviário na beira
Katali Fakir
Para não variar mais uma fantástica reportagem, obrigado Sam e um abraço fraterno a todos e em especial a Maria José, Costa Leite e João Domingos e viva o Malhanga.