O Bom, o Mau e o Vilão (The Good, the Bad and the Ugly)
The Danish National Symphony Orchestra
(Depois de clicar no vídeo, clique no quadrado do canto inferior direito, para ver em écran inteiro)
Durante a Guerra Civil Americana, um pistoleiro misterioso e dois estrangeiros decidem juntar suas forças para encontrar um tesouro escondido. Cada um dos homens conhece apenas uma parte da localização da fortuna, o que força essa parceria. O problema é que nenhum deles tem a intenção de dividir a riqueza.
Data de lançamento do filme: 23 de janeiro de 1969 (Portugal)
Canção original: The Good, the Bad and the Ugly
Música composta por: Ennio Morricone
História: Luciano Vincenzoni; Sergio Leone
- Se te recordas do filme ou da musica deixa já a seguir o teu comentário!
5 Comentários
ccarmoazevedo@yahoo.com
Leio aqui que muitos viram este filme no Manuel Rodrigues. Eu creio que o vi no Gil Vicente. Estarei enganado? Ou teria sido o outro com o título como “Por um milhão de dólares”?. mas gostei de ler.
f.ramos34@hotmail.com
Lançado no dia em que fiz 35 anos. Já o vi umas 3/4 vezes e sempre com o agrado de quando o vi pela primeira vez.
Zé Carlos
Outros tempos e outras memórias que persistem até hoje…
A serie de filmes “western” concebida e dirigida por Sergio Leone, revitalizou o interesse nas “coboiadas” em tempos de pleno declínio do género e apesar de inicialmente negativamente criticados e perjuriamente apelidados de “spaghetti westerns” plo Hollywood “establishment”, foram um enorme sucesso de bilheteira em todos os Continentes e o seu estilo, inspirou vários cineastas de renome nas seguinte gerações.
Os seus filmes apesar de serem maioritáriamente filmados em Espanha, com orçamentos limitados e sem os grandes nomes de cartaz de Hollywood, lançaram, cada um na sua especialidade, duas das mais famosas personalidades do Mundo cineático dos últimos 60anos.
O mais conhecido, será o Star actor, realizador, diretor e guiãonista, Clint Eastwood…, e o outro, um músico de Jazz e compositor, Maestro Enio Morricone.
Os filmes de S. Leone destacam-se em parte pla introdução dos ultra “close ups” fixados nas faces das personagens e muita imaginação nas pausas e em enredos bem montados, mas para mim, o fio comum que liga o sucesso de todas essas realizações advém das músicas compostas por Enio Morricone.
A variedade e originalidade das centenas dos “music scores” criados pelo E. Morricone para filme, televisão e outras produções e simfonias, parece não terem fim.
O prolífico trabalho do Sr. Morricone foi sempre marcado pela sua alta qualidade, conforme atestam os 70 milhões em vendas de discos plo Mundo fora e os muitos prémios e galardões, onde se destacam dois “Oscar’s”. O primeiro foi um “Academy Honorary Award” recebido acho que em 2007 e o segundo, o “Academy Award for Music” plo filme “The Hateful Eight” de 2016.
BigSlam
Obrigado Zé Carlos pelo teu brilhante comentário. Aquele abraço.
Carlos Trocado
… um dos meus filmes preferidos, pela metáfora estratégica e táctica. Nos workshops de Gestão Estratégica para empresários de empresas familiares que dei, usei muitas vezes, este filme como introdução.