7 Comments

  1. 4

    Carlos Hidalgo Pinto

    O texto retrata um grande personagem, Um grande Homem ,sem qualquer dúvida. É preciso não esquecer que na transição do seculo 19, para o século XX, os boers lutaram por um território que se tornou, também o seu. Quando o Prémio Nobel da Paz, Nelson Mandela subiu ao poder, estava-se ainda em plena guerra fria que se pode considerar como uma quase-3ª guerra mundial. A realidade empírica, mostrou que tem que se contar com as várias matizes,tendo em conta que a África do Sul tinha e tem negros, mas também mestiços, asiáticos e descendentes de europeus. Ghandi também passou por lá e o homem sábio é igualmente, proveniente daquela zona ( ao lado,em Moçambique) e há milhares de anos. São países com escala e que necessitam de muitos Mandelas. Este texto é uma bonita homenagem a um ser humano ímpar. Entretanto ,De Klerk já deveria ter feito (antes de libertar Nelson Mandela) uma análise prospectiva e é também, merecedor de um grande respeito.

    Reply
    1. 4.1

      Luíz Oliveira

      É um bom comentário
      Madiba foi um grande estadista e evitou uma tormenta

      Reply
  2. 3

    José Rodrigues

    A par de Ghandi e Martin Luther King , os três maiores estadistas , 3 figuras impares da nossa história.( já não há pessoas assim!)

    Sim, estou de acordo com Francisco Velasco , a situação hoje não é das melhores hoje devido ao miserável sistema colonialista e racista nojento que vigorava até á decada de 90.

    Mas hoje o que me ainda preocupa ( também aqui em Portugal) é o racismo encapotado e escondido que campeia e não é assim tão isolado!

    Miseráveis ignorantes e pobres de espirito, estes nojentos racistas encapotados.

    Reply
    1. 3.1

      maria

      Concordo plenamente!!!!!!!!!!

      Reply
  3. 2

    maria luisa

    Una sonrisa sana. Que Dios le Bendiga al hombre negro más blanco de África.

    Reply
  4. 1

    clara vanzeller

    Bonita homenagem ao Nelson Mandela.
    Uma Vida de Luta, Fidelidade aos valores defendidos, de Procura por uma sociedade… um Mundo melhor. Um Homem que é Muito Mais que um Homem… um Símbolo, um Ícone, um Ídolo! Um Homem que Entregou a sua Vida, para que Outros pudessem vivê-la com Dignidade! Uma Força da Natureza que cumpriu a sua Missão… e que Mudou o Mundo! Que Todos nós tivéssemos a sua Força… para podermos mudar aquilo que desejamos e fazer deste planeta um lugar melhor! Uma pequena homenagem a um Senhor que será sempre Maior que o mundo!

    Reply
    1. 1.1

      João Santos Costa

      Clara, estou-lhe muito agradecido por elogiar o artigo…. Só fiz o que Mandela merece! Quando num ANC com diversas facções de todas as tendências, sendo que a maioritária (extremista) queria recorrer à luta armada para acabar com o aparteid, e que após a sua libertação Mandela com a sua influência e sabedoria conseguiu sossegá-los e convencê-los dizendo-lhes que não era com a luta armada que a África do Sul resolvia os seus problemas, e que todas as raças eram necessárias para o desenvolvimento do País!.. Ora, um homem desses só pode merecer o apoio de todos os povos do mundo.

      Reply

Se não tiver Facebook comente aqui!

© BigSlam 2016 - Todos os direitos reservados.