Mini-férias em Cape Town a “Suíça de África”
Relatos de uma viagem por terras de África (18) – “Visita à Table Mountain… principal atracção da cidade do Cabo”!
- Têm sido imensos os internautas, que visitam regularmente o nosso “Ponto de Encontro”, a solicitar a publicação das restantes reportagens da viagem por terras de África… aqui vai mais uma!
13 de março de 2017 – Segunda-feira
Tínhamos chegado no Domingo a Joanesburgo, ao fim da tarde, vindos da cidade de Maputo. Nem deu para desfazer as malas porque, na 2.ª feira, logo cedo e pela manhã, voámos para a cidade do Cabo, considerada a “Suíça de África”.
A nossa prima Glória Bastos prontificou-se a viajar connosco, fez-nos companhia, pois conhece muito bem esta cidade, tendo sido a nossa guia turística por excelência!!!
A prima Glória Bastos é multifacetada, pois gere uma grande empresa de eventos a Hobby-X
que comemorou este ano o seu 20º aniversário
Além de uma excelente mãe e dona de casa, ainda coordena o seu tempo para fazer o programa “Show Me How” visto na televisão no The Home Channel do Dstv (canal 176). Um programa sobre artesanato da África do Sul, extremamente popular não só com os telespectadores locais, mas também com os telespectadores dos estados vizinhos.
Uma verdadeira “self made woman”!
Um apontamento de Glória Bastos, em entrevista que concedeu à famosa revista “woman home”, numa edição que tinha saído na altura em que lá estávamos datada de Abril de 2017…
Fizémos o voo Joanesburgo/Cabo na companhia aérea sul africana Kulula Airlines, ou simplesmente “Kulula” (palavra do idioma Nguni, que significa “é fácil”). A viagem durou cerca de duas horas e cinco minutos.
À chegada, alugámos um carro no aeroporto e, de seguida, partimos em direcção ao apartamento que tínhamos alugado situado em Table View/Bloubergstrand, mesmo em frente ao mar… uma excelente opção! (Fotos tiradas da varanda do apartamento).
Após largarmos as malas em casa, fomos visitar alguns locais desta linda cidade e parámos na praia de Milnerton,
ao pé do farol que fica numa pequena ilha – Woodbridge Island,
e que ainda possui a antiga ponte de madeira – wood bridge além de outra de cimento.
Vislumbrámos uma vista linda da montanha e da cidade que fica pouco antes do cais/porto.
A Montanha da Mesa (Table Mountain) tem seu topo achatado e recebe esse nome pois, de vez em quando, um fenómeno climático que se caracteriza por correntes geladas, forma um tipo de nuvem branca no seu cume, parecendo uma toalha.
É o principal cartão postal e uma das atracções turísticas mais visitadas.
Depois, seguimos para o centro da cidade
a fim de visitar o Food Lovers Market – o nosso carro ficou no parque de estacionamento no oitavo andar (!)
Um local simpático, e numa das zonas mais movimentadas da cidade, com um layout exclusivo de uma só loja, que inclui zona de café, restaurante, zona de fruta fresca, bar de sumos, take-away. Todas as refeições são confeccionadas frescas nas instalações, na cozinha de 24 horas da loja. Muito bom!
Acabámos por almoçar na esplanada exterior desta loja que tinha, como opção, entre outras, um vasto bufete com diversas iguarias…
Seguimos, depois, para Bo-Kaap, um bairro muito antigo da cidade, com casinhas pequenas todas pintadas de cores diferentes… um dos lugares mais pitorescos da cidade do Cabo e já eleito como um dos bairros mais coloridos do mundo.
Apesar de hoje ser um quarteirão bem alegre, possui uma história marcante. Em 1700, a área era declarada exclusivamente para moradia dos escravos importados pelo domínio holandês. Eles, que vinham de outros países da África, Índia, Sri Lanka, Malásia e Indonésia, ali se estabeleceram. Mais tarde, em 1844, islâmicos e muçulmanos chegaram e construíram muitas mesquitas no local. Mais 90% das famílias que moram ali tem o islamismo como religião.
Hoje, Bo-Kaap é um bairro tradicional e multicultural, possui uma rica história e pessoas deslumbrantes. A mistura de raças ficou conhecida culturalmente como Cape Malay e o local se tornou o Malay Quarter da Cidade do Cabo. Património nacional, muitas casas são monumentos datados de 1750 e diversos restaurantes ainda mantém o sabor das comidas típicas da época. Definitivamente, um lugar muito giro para se visitar!
Fonte: FTC
Como a tarde estava ótima em termos de visibilidade, arrancámos para a Table Mountain (Montanha da Mesa) considerada a principal atracção da cidade do Cabo e uma das sete novas maravilhas do mundo.
Há quem compare a Table Mountain ao Pão de Açúcar, com a diferença de ser bem maior. A Table Mountain tem pouco mais de 1.000 m de altura e cerca de 3 km extensão. O topo da montanha é plano, cheio de trilhos e com inúmeros miradouros que dá vontade de tirar fotos em todas as direcções, tal é a beleza das paisagens…
Na viagem até ao posto do teleférico, fomos parando e tirando algumas fotos…
pois a beleza das paisagens assim o exigia.
Quem não possui carro, pode utilizar o autocarro vermelho de Cape Town, operado pela City Sightseeing. Uma excelente opção para conhecer a cidade do Cabo.
Chegámos, por fim, ao terminal do teleférico, tendo o carro ficado estacionado a alguma distância deste local.
Aguardando na fila para adquirir o bilhete com um sol radioso…
A subida pode ser feita de duas formas: através dos trilhos e pelo teleférico. O tempo gasto para subir pelas trilhos depende da condição física do visitante, e pode levar de 45 minutos a 4 horas.
Subimos, depois, no teleférico -Table Mountain Cable Car, para o cimo da Table Mountain.
O teleférico transporta 65 pessoas de cada vez, é rápido e dá uma volta de 360.º em seu próprio eixo, o que permite a todos que estão nele possam ter uma visão panorâmica da subida.
Observámos na subida as duas montanhas Lion’s Head e Signal Hill que ficam ao lado da Table Mountain
e as vistas maravilhosas da baía “Table Bay” e do porto/cais.
Welcome to Table Mountain Natinal Park
As paisagens vistas aqui de cima são deslumbrantes…
No topo da Table Mountain há um bom restaurante, uma loja com artigos típicos da região, casas de banho e esplanada. Ah!, e Wifi grátis e muitas tomadas para carregar telemóveis, disponíveis nos restaurante/café.
Uma vez cá em cima, há vários trilhos para caminhadas e também curtos passeios…
Ficámos a conhecer aqui uns bichinhos roedores chamados “Dassies”; são pequenos, mamíferos herbívoros. Normalmente, medem entre 30 e 70 cm de comprimento e pesam entre 2 e 5 kg. Os recantos da “Montanha da Mesa” fornecem o habitat perfeito para uma fácil escapadela ao seu inimigo, a Águia Negra.
Podemos também contemplar os “Doze Apóstolos”, uma formação rochosa da Table Mountain, com a linda praia de Camps Bay em baixo. Uma curiosidade interessante é que, apesar de a formação ter 17 picos, seu nome é “doze” apóstolos.
Antes do regresso ainda deu para apreciar a paisagem através dos binóculos existentes para o efeito
No posto do teleférico que nos iria levar até ao sopé da montanha
Era já tarde quando chegámos ao apartamento. Da nossa varanda presenciámos os últimos Kitesurfers do dia, uma modalidade em franca expansão em todo o mundo, sendo a cidade do Cabo uma das zonas favoritas de treino desta actividade.
Depois fomos bafejados por um magnífico por do sol…
O céu foi dominado por cores vibrantes enquanto o sol se despedia…
Estávamos em África, um lugar do globo onde a magia acontece!
Música: Mama Africa – Peter Tosh
- Não perca o próximo episódio desta viagem por terras de África – “Visita ao Cabo da Boa Esperança, Boulders Beach (Praia dos Pinguins), Victoria & Alfred Waterfront e muito mais…!
(Fique a conhecer alguns dos lugares emblemáticos desta cidade maravilhosa que é Cape Town!)
NOTA: Para ver ou rever as anteriores reportagens, basta clicar nos links seguintes (escritos a azul):
1ª – “Viagem até Joanesburgo e o primeiro dia nesta cidade!”
2ª – “Jantar convívio com antigos desportistas de Moçambique radicados em Joanesburgo!”
3ª – “Fim de semana em Marloth Park!“
4ª – “Partida de Marloth Park e Chegada a Maputo!“
5ª – “Primeiro dia na cidade de Maputo!”
8ª – “Um passeio pelos clubes da baixa de Maputo!”
9ª – “Convívios… e entrevista da televisão STV ao BigSlam!”
10ª – “Visita a alguns locais emblemáticos de Maputo!”
11ª – “Almoço e jantar com amigos em Maputo!”
12ª – “Viagem e primeiro dia na praia do Bilene…”
13ª – “À descoberta de um novo Bilene…”
14ª – “Visita à Casa do Gaiato de Maputo e Aldeia Ndivinduane”
15ª – “Deambulando pela baixa de Maputo… almoço e jantar com amigos de longa data”
16ª – “Queimando os últimos cartuchos em Moçambique…”
17ª – “Ultimo dia em Maputo!”
2 Comentários
Celeste Almeida
Tenho ansiado por todas as partilhas que tens postado Samuel… Africa jamais perderá a sua magia!
Excelente reportagem! Nunca estive na cidade do Cabo, mas gostei do que aqui vi… uma vez mais!
Bem hajam!… Venham mais 🙂
Helder Araújo
Fabulosa viagem, fabulosas imagens! Obrigado pela partilha!