19 de Junho de 1951… Ivo Garrido
O professor e cirurgião Dr. Paulo Ivo Albasini Teixeira Garrido começou a sua actividade no centro de saúde de Xipamanine em Maputo e, em 1977, tornou-se director provincial de saúde em Manica e director do hospital central da Beira. Exerceu a sua actividade de cirurgião em diversas unidades hospitalares do País, com destaque para o Hospital Central de Maputo, onde chegou a exercer o cargo de Director dos Serviços de Cirurgia bem como o de Director Clínico Adjunto.
Ele foi o primeiro reitor (vice-chanceler, presidente) da universidade privada ISCTEM (Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique) de 1996 a 2000.
Foi nomeado Ministro da Saúde em 2005.
Ivo Garrido fez os estudos de nível primário na Escola Sacadura Cabral em Ressano Garcia e na Escola Paiva Manso na então Cidade de Lourenço Marques. Os estudos secundários foram feitos entre 1961 e 1968 no Liceu António Enes, actual Escola Secundária Francisco Manyanga.
Ingressou no nível universitário na Faculdade de Medicina da Universidade de Lourenço Marques em 1968. Quatro anos depois, tendo em conta a actividade que desenvolveu na luta travada pelos estudantes, viu o seu curso interrompido. Nessa altura, como castigo, foi incorporado no exército e enviada para o Norte de Moçambique. Retomou os seus estudos em 1975.
Será oportuno recordar que Ivo Garrido fez a especialização em Cirurgia Geral entre 1980 e 1986, com diploma atribuído pelo Ministério da Saúde de Moçambique tendo obtido na classificação do exame final a nota de “Muito Bom com Distinção”.
Frequentou o Curso de Mestrado em Educação de Trabalhadores de Saúde (MHPE) entre 1997 e 2001, na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Maastricht (Holanda).
Ele foi Presidente da Associação de Cirurgiões da África Oriental (ASEA) no ano de 1995 e Membro Fundador do Colégio de Cirurgiões da África Oriental, Central e Austral (COSECA) em 2002.
Paulo Ivo Albasini Teixeira Garrido, antigo basquetista e futebolista do Grupo Desportivo Lourenço Marques,
Época 1967/68 – Juniores
• Vice-Campeão Provincial Moçambique – Nampula
Em cima: António Cabral, Artur Castro “White”, José Rodrigues, Carlos Simões “Kiko”, Pedro Santos (Treinador), Nuno Narcy, Carlos Koo e Raul Pestana.
Em baixo: Ivo Garrido, Carlos Machado, Carlos Pinto e Luis Oliveira.
• Vice-Campeão Provincial Moçambique – Nampula
Em cima: António Cabral, Artur Castro “White”, José Rodrigues, Carlos Simões “Kiko”, Pedro Santos (Treinador), Nuno Narcy, Carlos Koo e Raul Pestana.
Em baixo: Ivo Garrido, Carlos Machado, Carlos Pinto e Luis Oliveira.
Ano de 1971 – Seniores – GDLM
Em cima: Menezes, Frederico, Roma, Pimenta, Leonardo, João Albasini, Félix e Magide.
Em baixo: Clero, Arménio, Ivo Garrido, Jorge, J. Brito, Damune, José Maria e Jamal.
Em cima: Menezes, Frederico, Roma, Pimenta, Leonardo, João Albasini, Félix e Magide.
Em baixo: Clero, Arménio, Ivo Garrido, Jorge, J. Brito, Damune, José Maria e Jamal.
nasceu no dia 19 de Junho de 1951. Completa hoje os seus 69 anos de idade. Parabéns Ivo. Saúde acima de tudo. Um abraço.
João de Sousa – 19.06.2020
5 Comentários
António Amorim Lopes
OS MEUS SINCEROS PARABÉNS DR. IVO GARRIDO. FELIZ ANIVERSÁRIO E VOTOS DA CONTINUAÇÃO DE BONS SUCESSOS.
Carmen Ramos
IVO, bem atrasada, oorue só hoje sentei a ler esta correspondencia… aí vai um abraçáo virtual, esperando que para o ano possamos todos nós os Kotas, celebrar os nossos 70 com grandes farras – sem Covid! TUDO DE BOM PARA TI POR MUITOS ANOS, AMIGO!
Manuel Martins Terra
Embora tardiamente,quer expressar ao Dr. Ivo Garrido as minhas felicitações pela comemoração do seu 69* aniversário e que continue a apagar as velas por muitos anos. Parabéns pela sua brihante carreira profissional na área da saúde e pelo cargo que exerceu na política, como Ministro da Saúde de Moçambique. No capítulo desportivo, tive o prazer de ver com a camisola do GD LM, a jogar futebol, mostrando -se um futebolista de primeira água e no Basquetebol,também evidenciou as suas qualidades. e um desportista de eleição.
Carlos Hidalgo Pinto
O Luís Oliveira já me tinha descrito que o nosso colega dos juvenis e dos juniores do Desportivo, era doutorado e um excelente médico, o que um primo meu, o Luís Trigo Morais me confirmou. Recordo-me do seu ecletismo a nível desportivo e de ter um sentido prático como jogador de basquetebol. Há muitos anos volvidos que me cruzei com um seu irmão em Lisboa que na altura, andava nas lides musicais, creio que numa digressão por vários lugares. Entretanto, a família Albasini forneceu excelentes desportistas, casos do Sérgio, do irmão João que jogou cá e do Ivo que talvez tenha sido melhor jogador na modalidade de futebol. Tanto o Sérgio, como o João Albasini trabalharam com um irmão de um tio meu, António Garradas Domingues que era um devoto sportinguista.
Há uma foto publicada num livro sobre a então cidade de L.M., hoje Maputo, em que Ivo Garrido, Vasco Cal (economista e consultor na U.E.) e outros finalistas do então 5º ano do Liceu António Enes ,estão enquadrados pelo então professor de Geografia,José Cerqueira dos Santos (Zeca Afonso). Parabéns Ivo por este dia muito especial para ti e com bastante saúde.
Um abraço.
Manuel da Silva
O Dr. Ivo Garrido foi director provincial de saúde em Manica a partir de 1977. Foi em Chimoio que o contactei e assisti ao seu trabalho árduo que lhe trouxeram as centenas (senão milhares) de nacionalistas rodesianos perseguidos e feridos pelos bombardeamentos do regime de Ian Smith. Antes disso, já me tinha cruzado com ele em 1972 em Boane. Parabéns Dr. pelo aniversário que hoje passa. Saúde e muitos anos de vida.