31 de Maio de 1921 – Grupo Desportivo e Lourenço Marques
Antes de 1921, um grupo de colonos portugueses, funda o grupo desportivo “Águias Negras” que daria a origem ao Grupo Desportivo Lourenço Marques (GDLM). Um grupo de sócios opta por fazer do Desportivo uma Delegação do Sport Lisboa e Benfica. Outros, acredita-se que a maioria, rejeita esta iniciativa. Gorada a ideia dos primeiros, estes decidem fundar, na zona da Polana o Benfica de Lourenço Marques, sendo que para o efeito contam com o apoio da Câmara Municipal.
Segundo o Professor José Luís Cabaço, adepto, sócio, antigo atleta e treinador de basquetebol do Desportivo,
o clube “alvi-negro” era DELEGAÇÃO do Benfica, mas nunca foi FILIAL. Quando a equipa de futebol do Benfica visitou Maputo, em 1949 (acabada de vencer a então “Taça Latina”), fê-lo a convite do Desportivo. Devido a um problema surgido com o vizinho Sporting, sobre a utilização do campo para os jogos do Benfica, criou-se uma Comissão de Sócios que fez o “milagre” (logicamente com vários apoios) de construir o velho Campo do Desportivo (ali ao lado do Sporting) em 40 dias. Os dirigentes do Benfica foram muito arrogantes e trataram, Direcção e Comissão do Campo, como se fossem tutores do clube. A reação não se fez esperar e eles, à partida “puseram a faca ao peito”: ou mudam para FILIAL e passam as cores para as do Benfica e colocam o nome do Benfica no nome do clube, ou cancelamos o estatuto de DELEGAÇÃO”.
A Direção não aceitou a proposta, mas a massa associativa (principalmente a proveniente de Portugal) dividiu-se, o que deu origem à mais concorrida Assembleia Geral da história do clube, onde venceu a corrente da independência do Desportivo, que deixou de ser Delegação.
Os homens que em 1921 fundaram o Desportivo foram: Sá Couto (primeiro presidente da direcção), José Maria Rodrigues, Alfredo Fragoso, Américo Costa, Martinho Carvalho Durão e Professor Cabanelas.
O Desportivo era um clube popular. Era considerado uma das grandes referências do futebol moçambicano da época. O clube conquistou vários títulos da então Liga Distrital de Lourenço Marques. No período compreendido entre 1925 e 1959, foi campeão 12 vezes. Para além do futebol no GDLM praticava-se também o basquetebol, andebol, futebol de salão e mais tarde o hóquei em patins e natação.
Em 1976 o clube da águia mudou de nome, passando a chamar-se Grupo Desportivo Maputo.
Esta agremiação “alvi-negra”, comemora hoje 99 anos de existência.
- Nota do BigSlam: Para o ano já está previsto o Almoço comemorativo do centenário do GDLM, cuja organização será mais uma vez da dupla “alvi-negra” – José Pedro Flores Cardoso e Mário Silva.
João de Sousa – 31.05.2020
8 Comentários
Neves Correia
Parabéns clube do meu coração. Diria mesmo que jamais poderei falar da minha vida sem te mencionar. Foste quase que a extenção da minha casa. Recebeste-me com 10 anos de idade para jogar a bola nos Infantis, controlavas as minhas notas escolares, pagavas-me as propinas escolares e davas-me as senhas para comprar os livros na papelaria Académica. Quando pude tentei o meu melhor para te dar a minha modesta contribuição, sobretudo nos momentos mais conturbados. Deste-me a honra de ver e admirar grandes desportistas nas mais diversas modalidades Futebol, Basqutebol, Hóquei, Atletismo, Natação, Tiro, Ciclismo, Futsal, etc. Hoje ao comemorares 99 anos julgo ser oportuno que daqui a um ano possas merecer as honras daquele que considero o clube mais popular de Moçambique. Bem Hajas e o meu Kanimambo!
Manuel Martins Terra
Parabéns ao Grupo Desportivo de Maputo, que deu continuidade ao trabalho desenvolvido por gente que deu muito pelo engrandecimento dos “alvinegros”. Sabemos que a coletividade de matriz popular e muito conotada com os naturais daquela terra amada,tem vindo a passar por fases conturbadas que implicaram inclusive a despromoção do Moçambola aos distritais. O Desportivo era um clube ecléctico, com grandes equipas de futebol ao longo do seu historial, mas que gravou com glória os feitos no Hóquei em Patins, Basquetebol, Natação e Atletismo. Foi com muita honra que enverguei a sua camisola, desde a formação até aos juniores , no Basquetebol, onde foi treinado pelo senhor Zé Lopes e pelo carismático Carlos Alemão, para quem vai um abraço. A clivagem acima referida na massa associativa, também faz parte da história e na verdade não sendo filial, era uma delegação e também um ninho de simpatizantes do SL e Benfica. Os grandes êxitos do Benfica foram a alavanca para fundar o SLM e Benfica, que em 1963, creio eu, inaugurou o seu mini estádio da Luz, relvado na a Costa do Sol, ja próximo dos viveiros da Câmara. Em 1962, ja depois do titulo de Bi-Campeão Europeu, fui ver jogar aquele onze glorioso, contra a selecção de LM, e o jogo teve lugar no Estádio Silva Pereira. Ao que penso, o Benfica triunfou por 7-2. A um ano do seu centenário, desejo que aquela àguia que simboliza o clube , consiga voos mais altos e que o bater das suas asas, seja como uma merecida saudação a todos aqueles que ajudaram a construir a história da sua fortaleza.
Francisco Santos
O Desportivo era um grande clube. Como me lembro dos grandes jogos de Basquetebol com o Sporting (Nelson Serra, Mário Albuquerque, entre outros dupla vinda dos jogos do Liceu contra a Escola)!!! Parabéns
Nelson Serra
Felizmente ainda temos memória e respeito pelo passado o que considero nos tempos que correm extraordinário pois que não é normal os meus sinceros parabéns ao GDLM essa grande instituição.
Nelson Serra
FERNANDO DE CARVALHO
Das várias modalidades que o clube representava, havia também o ciclismo e o tiro olímpico. Foram esquecidas ????
Mario Sutton de Sousa Neves
Meu avô foi um dos participantes do GDLM, e foi presidente e segundo consta construiu a piscina olímpica. Eu apesar de ser simpatizante do GDLM, sempre competi pelo SCLM.
Ernesto Silva
Um clube que muitos de nós bem conheceu e que nos proporcionou momentos inesquecíveis da nossa vida.
José Luciano André Assunção
Parabéns, meus amigos. Grande clube que foi o Desportivo de L.M.. Para mim continua a ser com a recordação de 99 anos passados. A maior felicidade para o Clube e também para os existentes apaixonados pelo mesmo.