UMA DATA NA HISTÓRIA: 17 de Outubro de 1929… Mário Wilson
De todas as vezes que veio à sua terra natal, tive a possibilidade, prazer e privilégio de o entrevistar e com ele falar de futebol e de outras coisas mais. De todas essas vezes fiquei com uma certeza: ele era um filósofo extraordinário, homem de palavra fácil e de muita paciência.
No dia que assinala o seu nascimento, na então cidade de Lourenço Marques, a 17 de Outubro de 1929, transcrevo com a devida vénia, extrato de um artigo de opinião escrito pelo antigo jogador do Benfica António Simões e publicado no jornal português “Público”.
“Escrever acerca da figura do “Capitão”, como ficou baptizado no futebol, é atraente, motivador e extremamente interessante. Não tive o prazer de o ter como treinador, mas tive o privilégio de o ver como adversário e, mais tarde, o prazer de o conhecer melhor. Lembro-me de olhar para ele em pé à frente do banco de suplentes, visível e tranquilamente a gesticular.
A figura Mário Wilson, homem, jogador e treinador de grande gabarito, inconfundível, respeitador e respeitável. O cidadão moçambicano, virado para a frente, que veio para avançado e terminou a defesa central, com carreira no Sporting e Académica, chegando a internacional representando o país e o futebol português. Pertencente à ala liberal e mais culta africana, adiantado no saber, Mário Wilson deu lições, ensinou, e foi exemplo, em muitas coisas da bola, e fora dela. Romântico no jogo, romancista nas palavras. Civismo assente em cultura intelectual e educacional. O senhor Mário Wilson foi pioneiro, parceiro e conselheiro do bom futebol, mas sobretudo leal às virtudes, que o futebol tem e ensina. Mário Wilson foi tudo isso, mais a simpatia de um humor refinado.”
O “velho capitão” Mário Wilson comemoraria hoje 91 anos de idade.
O Município de Oeiras prestou homenagem a Mário Wilson atribuindo o seu nome ao Estádio Municipal.
Veja o vídeo desta homenagem:
João de Sousa – 17.10.2020
7 Comentários
Augusto Martins
Paz à sua alma , de grande e exemplar desportista, jogador, treinador e, especialmente, HOMEM.
As suas qualidades merecem ser muito mais enaltecidas, dos que as poucas e raras homenagens que se vão fazendo aos grandes vultos do desporto nacional, que tão alto e longe vão levando o nome de Portugal.
É um dever nacional.
Manuel Martins Terra
Mario Wilson e Juca foram no início da década de 50, a rampa de lançamento dos muitos futebolistas moçambicanos que ajudarm o futebol português a conquistar um estatuto mais elevado, tal era a qualidade que demonstravam.Mario Wilson, era um senhor dentro e fora das quatro linhas, que ajudou muitos atletas a crescerem , um verdadeiro pai para muito deles. Tudo o que se possa acrescentar sobre a sua personalidade é sempre pouco para o poder defenir. O clã Wilson era o dos mais conhecidos de LM. Conheci ainda o Dr. Gilberto Wilson, médico radiologista e o seu irmão Carlos Wilson, que foi meu encarregado nos SMAE. Que o grande capitão, descanse em paz.
Celestino F Gonçalves
Sempre admirei o grande “Capitão”, pela sua categoria como jogador e treinador, pela sua extrema delicadeza de trato e pelo respeito que tinha por todos. Mais o recordarei no futuro, agora que fiquei a saber que uma das minhas netas nasceu no seu dia – 17 de Outubro! Paz à sua Alma.
luis craveiro rebelo
Saudades das suas extraordinárias crónicas sobre a fauna em Moçambique
António Amorim Lopes
QUE DESCANSE EM PAZ ESSE GRANDE HOMEM DE NOME MÁRIO WILSON NASCIDO NA LINDA CIDADE DAS ACÁCIAS, NA ALTURA DE NOME LOURENÇO MARQUES. TIVE O PRAZER DE O CONHECER EM PORTUGAL ANTES DA MINHA IDA PARA MOÇAMBIQUE. ATÉ SEMPRE CAPITÃO.
Fernando Machado Almeida
A unica vez que estive com o CAPITÃO MÁrio Wilson foi num restaurante em Agueda era ele o treinador do clube local, um Senhor. Moçambique deu-nos muito boa gente.
José Luciano André Assunção
Jamais esqueceremos este grande atleta e ótimo companheiro. Consegui comunicar diversas vezes com este nosso amigo. Até sempre grande amigo. Morei muito perto da sua residência. Grande campeão que jamais esqueceremos. Felicidades também para a sua familia.