UMA DATA NA HISTÓRIA – 23 de Dezembro de 1954… Orlando Conde
No dia de aniversário de Orlando Conde, começo estas breves linhas transcrevendo uma afirmação que foi feita pelo jornalista do “Desafio”, Boavida Funjua, a propósito do aniversariante de hoje: “Orlando Conde tinha boa impulsão e um jogo de cabeça extraordinário na sua eficácia, rematava com os dois pés e era um goleador nato. São saudades que o tempo levou, lembrar jogadores que fizeram a diferença no nosso futebol.”
Época 1974 – Seniores
• Campeão Distrital Beira • Campeão Provincial Moçambique
Em cima: Óscar Silva (Treinador), Ferreira, Orlando Conde, Manelito, Rui Marco (capitão), Salzone, Cardoso, C8?, Paulo, Agostinho e Raul Fernandes (médico).
Em baixo: Armindo, Fernando, António Sameiro, Nazaré, Cam Tom “Amenga”, Joaquim, Cardoso e Coelho.
Orlando, hoje um empresário, é um dos membros da família Conde, que se evidenciou na área desportiva, iniciada na Escola Primária António Enes, tal como aconteceu com os seus irmãos Felizardo, Almiro, Geraldo, Elcídio, Perides e Chiquinho.
Depois veio o desporto federado e a porta de entrada foi o Ferroviário da Beira. Para Orlando o caminho a seguir foi o do atletismo, basquete e do futebol.
Época 1971/72 – Juniores
Campeão Distrital Beira
(Foto tirada no Campo Desportivo da Beira)
Em cima: Júlio Mascarenhas (Treinador), José Ramos, Emídio Martins, Orlando Conde, José Brás Fernandes, Ernesto Ferreira e David Pina (Dirigente).
Em baixo: António Dias, Chin Lop “Pinguinhas”, Francisco Cabral, Carlos Henriques, Assane Khan e Carlos Carvalho.
Este exímio jogador e treinador moçambicano, um ídolo do nosso desporto e certamente uma referência para a nova geração de atletas, nasceu no dia 23 de Dezembro de 1954. Completa hoje os seus 65 anos de idade.
João de Sousa – 23.12.2019
5 Comentários
Assis Vaz
Fui colega (5° e 6° classe) do Geraldo Conde que era bom jogador de andebol e basquetebol.
A foto acima nao parece ter sido tirada na Escola Primária António Enes na Beira, que frequentei entre 1969 e 1974.
Manuel Martins Terra
Orlando Conde foi porventura a maior referência do clã Conde, actuou varias vezes em LM, pelo misto da Beira nos encontros com o misto da capital. Em Janeiro de 75, no ultimo campeonato provincial , a que se sucedeu o Moçambola, estive na Beira a assistir à final da prova, que se densenrolou no Campo do Ferroviário daquela cidade, em que o Ferroviário da Beira , bateu o Sporting de Lourenço Marques, por 2 a 0.Grande jogo, em que Orlando Conde com uma grande atuacao fez um golo, sendo o outro apontado por Ferreira.Orlando era também um bom basquetebolista.Parabéns pelo seu aniversário e muita saude.
BigSlam
Caro Manuel Terra, sempre em cima do acontecimento.
Kanimambo!
Agnelo Fernandes
Orlando foi meu vizinho, amigo, grande jogador desde a infância no Bairro do Esturro. Jogávamos no campo Matagalinha contra adultos e ganhavamos quase sempre. Era Don da família todos bons jogadores, pena o problema de coracao pois a Académica e posteriormente o Benfica era o futuro do Orlando assim como foi do Sheu do nosso Bairro também
alicenovo1@gmail.com
Os meus parabéns por este dia, Orlando. Aquele abração
Gaspar da Conceição Nogueira Nogueira.