UMA DATA NA HISTÓRIA – 3 de Agosto de 1953… Shéu Han
Shéu nasceu em Inhassoro. Em Moçambique, aos 10 anos, a brincar com um foguete que não havia rebentado, sofreu uma deficiência na mão direita. Não se deixou abalar com o revés e começou a escrever também com a mão esquerda.
Ele teve muitas dificuldades em convencer o pai a deixá-lo ir para Lisboa jogar no Benfica. Só teve autorização para partir mediante a promessa de terminar os estudos em mecânica e desenho industrial, uma meta que alcançou.
Apesar de se ter estreado na equipa principal em 1972, só alcançou o estatuto de titular indiscutível em 1975/76 com Mário Wilson no comando técnico, mantendo-o até 1988/89, na sua última época como jogador, quando foi desafiado a aceitar um novo cargo na Luz.
Em 13 temporadas, ajudou o Benfica a conquistar 17 títulos e marcou presença em duas finais europeias: Taça UEFA (83/84) e Taça dos Campeões Europeus (87/88). Estas duas derrotas são a sua grande mágoa desportiva, principalmente a primeira, quando marcou um golo que viria a revelar-se inconsequente.
Nos estágios os seus companheiros viam sempre Shéu rodeado de livros. Em 1989, os computadores começavam a invadir os escritórios e o antigo internacional português já dominava a área, um fator que se revelou determinante para o então presidente João Santos o convidar para o cargo de secretário-técnico. Shéu aceitou e inscreveu-se num curso de inglês para desempenhar melhor a nova função. Quando Eriksson regressou à Luz, em 1989, Shéu foi o cicerone do sueco e impressionou-o com o domínio do idioma.
Os treinadores foram passando e Shéu manteve-se em funções, planeando as épocas e fazendo todo o trabalho de bastidores com o objectivo de dar as melhores condições de trabalho aos jogadores.
Ele actuou pelo Benfica 488 vezes. Marcou 45 golos. Venceu 17 títulos (9 Campeonatos, 6 Taças de Portugal e 2 Super Taças). Foi internacional por Portugal, alinhando 24 vezes e marcando 2 golos, de 1976 a 1986.
Foi secretário técnico da equipa “encarnada” até Julho de 2018.
Shéu Han nasceu no dia 3 de Agosto de 1953. Completa hoje os seus 66 anos de idade.
João de Sousa – 03.08.2019
10 Comentários
CARLOS CARDOSO
Falar deste meu miúdo, não haveria espaço para desenbuchar tudo o que juntos fizemos, na Companhia do Ratinho, F. Carlos, João Andrade, Brás os inseparáveis, quer na Escola Técnica quer no SLB. Todos foram representar esse Grande Clube, porque andavam sempre ao meu lado, eu era o Comandante e, tinhamos também o Mário (que tinha à Alcunca de BAVA UM AUTÊNTICO ARTISTA e, muitas coisas teria que dizer sobre o nosso Grupo. SHÉU HAN, não há palavras que caibam em qualquer comentário como colega, amigo e Irmão. Bem Haja.
Carlos Dias
Parabéns Shéu.
Foi treinado pelo meu tio Ilidio Oliveira Dias no S L Beira.
Manuel Martins Terra
Parabéns ao Sheu por mais um aniversário. Atleta exemplar que deixou marca no futebol português,através de jogo de fino retoque técnico que encantou quem o viu jogar. Entrou jovem na principal equipa do Benfica, com o aval de Jimmy Hagan um treinador com um grande grau de exigência.Fez carreira no futebol português e entrou para a galeria dos melhores profissionais da nossa praça. Já fora dos relvados, revelou se um diretor exemplar na estrutura do futebol benfiquista, onde foi confidente de muitos atletas, conhecedores do seu saber e experiência de muitos anos ao serviço do Sport Lisboa e Benfica. Recentemente deixou as funções, mas certamente benfiquista para sempre.
Fátima Ribeiro
E continua a fazer por Moçambique, não só pelas glórias do passado. Por exemplo, apoia a causa da Associação dos Bons Sinais. que procura reabilitar e requalificar a Catedral Velha de Quelimane. Obrigada, Shéu Han.
Lourdes carreira
Parabéns campeão.
José Lopes
Parabéns e muita saúde são os desejos dum conterrâneo e adepto do Sport Lisboa e Beira nos idos anos 60 e 70.
Abraço
Mário Negrão
Parabéns, Sheu! Sempre com paz e saúde! O perfume do seu futebol encheu muito das minhas emoções vividas no “velhinho” Estádio da Luz; tive ainda o privilégio de conhecer o homem íntegro e de raro brio profissional durante a minha breve passagem pelos destinos do Glorioso SLB.
Lourdes Costa
Nunca o conheci pessoalmente, mas sei que é um grande senhor, educado e um grande jogador daqueles com amor há camisola, tanto como jogador como noutras funções ajudou sempre o Benfica, como benfiquista e mocambicana muito obrigada e muitos parabéns, um abraço
António Maria
Amigo Shéu, muitos parabéns deste amigo de longa data. Que contes muitos mais
Margarida
Um grande senhor, discreto e educado, para além de um grande futebolista. Uma grande honra para Moçambique e para Portugal.