BigSlam (Responsáveis, Bloguistas, Leitores): Parabéns!
No dia 24 de Junho, BigSlam comemora o seu 10º aniversário de existência. Todos os que lhe têm dado corpo, justificando a sua existência, estão de parabéns, e são eles: os seus responsáveis (com destaque para o seu fundador, entusiasta e animador, Samuel de Carvalho), os seus bloguistas (que com os seus artigos mantêm viva a vida de BigSlam), o(s) seu(s) patrocinador(es), e os seus leitores (a razão de ser de BigSlam).
Dez anos de constante espírito de missão, de sacrifícios, de teimosia, de evolução, e de liberdade e pluralidade de opinião.
Recorde-se que BigSlam foi criado com o objectivo de servir de elo de ligação entre as pessoas que vieram de Moçambique, entre os que lá praticaram desporto (inicialmente com destaque para o basquetebol), com os que saíram para diversos países, com os que em Moçambique permaneceram e com os que para lá retornaram.
O conteúdo constante dos posts/artigos publicados em BigSlam passaram a transportar os leitores para outras paragens, outros tempos, outras gentes, outros hábitos, costumes e culturas, revivendo um passado sempre presente ou não totalmente esquecido, tudo numa simbiose estranha de felicidade e sofrimento. O que na alma das gentes incrustado fundo ficou, nem os próprios podem retirar. Estranha, a força desse xikwembo.
A aceitação pública e o sucesso de BigSlam foi tal, que as postagens diárias passaram a ser lidas com interesse não só por pessoas residentes em Portugal, como em Moçambique e em outros países mais, constituindo uma rotina diária. Para muitos, quiçá, o aguardar em cada dia pela saída da nova publicação.
Esta quadra festiva (24 Junho) é um momento de felicitação, mas também de recordar a memória dos bloguistas que partiram para sempre, de enaltecer a sua prestimosa e desinteressada colaboração, e de realçar que fizeram bem o que entenderam escrever, quantas vezes com brilho: Alexandre Franco, Carlos Portugal, João de Sousa e Rui Baptista.
A colaboração na escrita dos blogs/artigos mantém-se por parte dos seguintes bloguistas: João Santos Costa, Manuel Terra, Paulo Craveiro, Pierre Vilbró, Renato Caldeira e Victor Pinho, numa colaboração simultaneamente desinteressada e interessada. Desinteressada, por não o fazerem por qualquer contrapartida, senão a da satisfação pessoal. Interessada, pelo prazer da escrita, de compartilhar informação e conhecimentos, de opinar, e da retribuição materializada pelo interesse de quem lê e de quem depois também opina livremente.
De tudo isto é feito o BigSlam, o nosso “Ponto de Encontro!”.
Felicitemo-nos todos pelas viagens ao recuo no tempo e ao encontro das nossas memórias que BigSlam nos tem proporcionado, e torcemos para que tal continue.
Pierre Vilbró, Junho 2022
9 Comentários
jose alexandre russell
Parabéns, e muita saúde para todos poderem seguir o seu caminho, continuando a escrever as suas crónicas . E a quem gere o Big Slam, uma saudação especial pela perseverança e resiliência na manutenção deste “cantinho”. Obrigado, Samuel.
Fernando Vaz
Muitos parabéns! Tem sido muito agradável acompanhar, rever, relembrar, aprender através desta excelente ideia e participação colectiva de 10 anos…
Muito obrigado!!
António Neto
Parabéns e muita saúde para continuarem a lembrar e a dar a conhecer aquela terra fértil em tudo.
Abraço
Milu Gouveia
Parabens a equipe do Big Slam.
Augusto Martins
FORÇA, SAÚDE, TRABALHO e BOA MEMÓRIA, para que todos e durante muitos mais anos, possamos também nós os vossos leitores, continuar a viajar no tempo e no espaço até ao paraíso em que tivemos a felicidade de viver uma parte das nossas vidas.
Um grande abraço para todos
António Pinto Mendes
Parabéns ao Bigslam, mormente ao Samuel Carvalho e a todos os bloguistas que, teimosa e desinteressadamente nos mantêm “agarrados” , como uma espécie de lenitivo para a tal “doença incurável” de que falava Rui Knopfli. Grande abraço e votos que nos continuemos a “ver” neste Ponto de Encontro!
Jorge Augusto Fernandes Messias
Parabéns ao Samuel e toda a equipe que contribui para o BigSlam, que nos vai “pondo em dia” os assuntos e recordações que o tempo nos vai “consumindo”.
Acreditem que leio os e-mails que recebo de ponta a ponta.
Forte Abraço com um muito obrigado.
Jorge Messias
Paulo Almeida
Parabéns, continuem a lembrar o que é ser Moçambicano, ou ter vivido lá. Abraço grande e forte.
Luiz Branco
Parabéns e continuem. Continuem a avivar as nossas memórias pois somos os últimos a carregá-las. Depois passará apenas um testumho histórico e que não ficará ligada nenhum emoção.
Abraço