12 Comentários

  1. 8

    José DANTAS

    Sem dúvida alguma, os melhores hoquistas do mundo de sempre…

    Responder
  2. 7

    Manuel Martins Terra

    Obrigado ao Francisco Velasco, pela correção pois efetivamente tratava-se do Vítor Rodrigues, perfilado ao lado do grande Moreira.

    Responder
  3. 6

    António Amorim Lopes

    Encontrava-me relativamente à pouco tempo em Lourenço Marques e não perdia jogo nenhum de hoquei, sempre que estivesse livre da minha profissão. Conheci todos estes hoquistas, considerados os melhores do mundo e bem me lembro da grande alegria de 1958. Bons e saudosos tempos.

    Responder
  4. 5

    Eduardo Bouçós

    Foi em 1958

    Responder
  5. 4

    Oscar Soeiro

    Está tudo muito certo mas o ultimo em baixo ao lado do Moreira é o Victor que era avançado do SNECI.
    Abraço

    Responder
  6. 3

    Maria Eduarda Nunes

    Se me lembro? ! Evidentemente que sim. Estes conheço-os todos de os ver, sobretudo na televisão, aquando desse memorável torneio. Estava eu em Lisboa quase a terminar os meus estudos universitários. Não tínhamos televisão em casa, mas havia uma pequena pastelaria do outro lado da rua. Lá estava eu, orgulhosa da minha terra, Moçambique, a tomar um cafezinho para não perder todos os jogos da NOSSA selecção. Recordo-me que integraram um jogador da metrópole… para que não fossem só os moçambicanos a receber os louros. Assim se formou a selecção que representava Portugal.
    Quantos desses “rapazes” poderão aparecer aqui no BigSlam e mostrar a sua fotografia ? Tenho a certeza de que todos nós gostaríamos de os rever. ?

    Responder
    1. 3.1

      Carlos Guilherme

      Olá Mana:

      Referes-te certamente ao Edgar, do Hóquei de Sintra, um defesa à moda antiga que jogava muito colado guarda-redes, não beneficiando em nada a maneira de jogar dos nossos heróis de Moçambique que só queriam uma coisa: marcar mais golos do que sofre-los. É bem verdade que o Souto se adequava muito mais ao sistema original de Moçambique.

      Mais tarde o lugar preenchido pelo Edgar foi entregue a Vaz Guedes, esse sim, plenamente adaptado à nossa “fúria” atacante.
      Foi essa certamente a melhor equipa de hóquei que todo o mundo viu.

      Responder
      1. 3.1.1

        Francisco Velasco

        Caro Guilherme

        O Edgar foi meu companheiro da Selecção Nacional que conquistou o Mundial de 1958, realizado no Porto. Devo esclarecer que não jogava colado aos guarda-redes. Com a sua centena de internacionalizações, a sua experiência e calma veio trazer uma certa estabilidade a uma equipa de jogadores jovens e atrevidos. Posso afirmar que beneficiou-nos bastante, estando sempre no local próprio, no momento exacto. Na verdade, o Souto nunca se adequou ao nosso ataque, ele sim, era um defesa estático, à moda antiga…

        Responder
  7. 2

    Manuel Martins Terra

    Trata-se da selecção de Portugal, aqui representada por hoquistas de Moçambique(que praticava o melhor hóquei do Mundo) e provou-o na grande final frente à poderosa selecção da Espanha. Quanto à formação destes 10 magníficos, ela aí vai. Em cima, da esq. para a dta: Souto, Abilio Moreira,Velasco, Adriao , Bouços e Carrelo. Em baixo e pela mesma ordem: Romão, Viana, Moreira e o outro irmão Souto. Foram os grandes heróis da conquista do Torneio de Montreux em 1958. Lembro-me de ouvir dizer da apoteótica recepção que tiveram ao aterrarem no velhinho Aeroporto de Mavalane e o desfile automóvel que terminou nos Paços do Concelho , onde foi exibido o troféu.Doravante, não mais os hoquistas mocambicanos deixaram de ser convocados para a selecção de Portugal, com a sua contribuição decisiva para os títulos alcançados.

    Responder
    1. 2.1

      Francisco Velasco

      Depois do Moreira, “não é o outro irmão Souto” mas sim o Vitor Rodrigues que jogava no SNECI ao lado do Bouçós.

      Responder
  8. 1

    MARIA MANUELA ANTUNES GALVÃO DE ALMEIDA

    Foi a Equipa de Moçambique que representou Portugal que foi Campeão em Montreux em 1957 salvo erro!

    Responder
    1. 1.1

      Francisco Velasco

      1958, foi o ano da conquista do Torneio de Montreux.

      Responder

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

© BigSlam 2018 - Todos os direitos reservados.