6 Comentários

  1. 6

    Manuel Nunes Petisca

    Eu, também, fui figurante deste filme, “21 de Outubro de 1974″ Passaram 50 anos, mas não consigo esquecer tamanho susto que apanhei, Trabalha no BCCI na Praça 7 de Março, e regressava a casa de carro, ali pela Rua do Notícias, para apanhar a Augusto Castilho, pois residia na Fernandes da Piedade, Como já tinha conhecimento do que se tinha passado, por curiosidade, ” para não jurar falso, como diz o outro” parei o carro junto ao Notícias e atravessei a arcada da Nauticus, para a Avenida da Republica, quando me encontrava mais ou menos a meio da arcada, houve alguém que se teria encostado a uma grande montra de vidro, a qual estava furada e partida, parcialmente, com o encosto, do homem, na montra, a mesma caiu, totalmente, tendo os vidros estilhaçados efectuado um barulho enorme, que assustou todo o mundo, de mirones que por ali se encontravam, e que fugiam para tudo o que era sítio, eu não era era excepção, voltei para trás a fugir na direção do meu carro, e fui confrontado por um guerrilheiro da frelimo, por de trás de uma coluna, de arma em punho apontada ao meu peito, e com o dedo na gatilho, com os ânimos aquecidos, nem sei como escapei, “Ao menino e ao borracho, põe Deus a mão por baixo” Safei.me daquela e outras ao longo dos anos, que até penso que sou imortal. Felicidades para todo o Mundo, nomeadamente, a quem, também, foi figurante deste filme, e ainda por cá anda. e aos que já partiram que descansem em paz.

    Responder
  2. 5

    Olivares

    Tudo muito mal contado,… um dia saberão a verdade,….

    Responder
  3. 4

    José António

    7.a Companhia de Comandos era de Moçambique, não percebo a alusão que ia embarcar para Portugal. Deve haver uma troca com outra Companhia. A 7.a só poderia embarcar para Montepuez.

    Responder
  4. 3

    José Morais

    Os acontecimentos de 07 de Setembro e de 21 de Outubro, ambos de 1974, só serviram para os Europeus, que viviam em Moçambique, ficarem a saber, que a partir daquele momento, já nao tinham qualquer futuro em Moçambique.
    Os Africanos em geral e a Frelimo em particular, estavam mortinhos, por lhes ficarem com os bens.
    O que rapidamente, veio a suceder.

    Responder
  5. 2

    Braga Borges

    7 de Setembro e 21 de Outubro, venha o diabo e escolha.

    Responder
  6. 1

    Dave Adkins

    Lembro-me o ataque de 21 de Outubro de 1974, mas nunca entendi os detalhes do que passou. Tinha regressado aos E.U. em junio depois do anuncio de Lisboa que Portugal ia abandonar a guerra em Moçambique. Acho que primera noticia que recebi era dum ataque de Frelimo durante hora de pique contra gente inocente no centro, Ao ler a acima escrito parece que o ataque surgiu em mais duma locação, incluvsivo o centro e os suburbios perto do aeroporto. Para mim,o objetivo da violencia não era claro – era crear mais caos na vida diaria da cidade? Outro relatório excelente pelo João de Sousa. . Gostaria de saber mais do ataque.

    Responder

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

© BigSlam 2024 - Todos os direitos reservados.

error: O conteúdo está protegido.