“UMA DATA NA HISTÓRIA” – 20 de novembro de 1949… Tamagnini Baptista Nené
A 20 de novembro de 1949 nascia em Leça da Palmeira, perto do Porto, Tamagnini Manuel Gomes Batista, mais conhecido por Nené. Deu os primeiros passos no futebol em Moçambique, no Sport Clube Relâmpago na Manga.
Sport Clube Relâmpago (Manga) – 1963
Em cima: Qin Fung (Capitão, dono da bola e da foto), Fernando Manuel Lima da Fonseca “Lambreta”, José António Rebelo Fernandes.
Em baixo: Tamagnini Baptista Nené e Arlindo.
Começou a sua carreira como federado no Ferroviário da Manga, em Moçambique
Clube Ferroviário da Manga
Época de 1965/66 – Juniores
Em cima: Júlio Tarita, Gildo Capelo, Matateu, Azir, Renato, Saraiva, João Silva e Arnaldo.
Em baixo: Sérgio Lucas, Castro, Tamagnini Nené, Romão, Marcolino e Xerife.
e depois foi transferido para o Benfica,
onde esteve de 1966/67 a 1985/86, vencendo vários títulos de campeão nacional e da Taça de Portugal. Desde muito novo que sonhava ser jogador de futebol e o Benfica abriu-lhe as portas do sonho no final da década de 1960, mais concretamente em 1967/68. Desde aí, a sua vida nunca mais foi a mesma…
A 7 de fevereiro de 2022 assinalam-se os 55 anos desde que Nené chegou ao Clube que considera ser “o primeiro amor” da sua vida. Passou pelos Juniores, mas foi nos Seniores que desenhou a história, qual artista, que ainda hoje perdura como uma obra de arte.
Entre 1968/69 e 1985/86, Nené deu inúmeras pinceladas carregadas de talento nos relvados portugueses e internacionais.
Ao todo, pelos encarnados, o veloz número 7, em 18 épocas, contabilizou 575 jogos e 371 golos. Conquistou, nada mais, nada menos do que 27 títulos: 10 Campeonatos Nacionais, 7 Taças de Portugal, 2 Supertaças e 8 Taças de Honra de Lisboa.
É, ainda hoje, o futebolista com mais jogos oficiais pelo S. L. Benfica e fica apenas atrás de Eusébio e de José Águas entre os melhores marcadores.
Total de jogos e golos na carreira : 1020 jogos e 594 golos;
- no S. L. Benfica – 936, 551 golos;
- na Seleção – 71, 22 golos;
- no Ferroviário da Manga – 13, 21 golos.
Tamagnini Nené está de parabéns! A glória do Benfica celebra hoje 72 anos.
3 Comentários
Manuel Martins Terra
Em primeiro de tudo os meus parabéns ao Nené, pela comemoração dos seus 72 anos, e faço votos que conte muitos mais e com muita saúde. Concluo para afirmar que foi dos futebolistas mais inteligentes que vi atuar; era rápido de tal forma que no tempo de Jimmiy Hagan, tinha uma das melhores marcas nacionais nos famosos 100 metros que os treinadores gostavam de ver os seus atletas correr. Tinha um remate certeiro, que traia os guarda redes, e sem bola procurava espaços que baralhavam a defesa contrária. Era o tal de quem se dizia não sujar os calções, contudo a camisola ficava encharcada, tal os quilómetros que percorria e tinha um sentido nato na procura do golo. Um avançado centro, como se dizia então na gíria que destacou como craque do Sport Lisboa e Benfica. Certamente, que figurará para sempre na galeria dos colunáveis do clube “encarnado”.
Octávio Pó
Um dos melhores : jogador de estirpe fina e muito veloz. Uma classe!
Augusto Silva
Um excelente jogador e um desportista exemplar. Muito rapido e com tecnica acima da media..
Um dos melhores entre os melhores.