6 Comentários

  1. 4

    Manuel Martins Terra

    Uma vasta galeria de grandes formações do Ferroviário de Lourenço Marques, que se estendem do início da década 50, falamos já no longínquo século XX, e que terminam nos meados da década 70, onde figura Samuel Carvalho, e todos os seus pares, diria quase apadrinhados pelo grande senhor do Basquetebol, que se dava pelo nome de Mário Machado. Curiosamente na fotografia de 1953/1954, vê-se o saudoso Costa Pereira, que veio no findar da época para o Sport Lisboa e Benfica, não para lançar a bola ao cesto, mas para defender as redes da baliza do SLB. Diríamos que se não fosse o Basquetebol, Costa Pereira ( o único guardião português bi-campeão europeu) nunca seria possivelmente a estrela que foi. Sabe-se que essa “transferência” de modalidade, se deveu à perspicácia de mister Severiano Correia, treinador de futebol que entendeu e bem, que Costa Pereira, dado o seu grande poder de impulsão e compleição física, tinha todas as condições para vingar no futebol. Convidou-o para um treino e convenceu-o a muito custo, a instalar-se entre os postes e a descontrair-se. A coisa correu bem com todos os resultados que se conheceram e Costa Pereira, chegou à Metrópole e num ápice despachou o Bastos, titular e vencedor da Taça Latina. Caso para dizer, que o futebol “roubou” Costa Pereira, ao Basquetebol, e o guarda redes moçambicano fez carreira com atuações memoráveis.

    Responder
  2. 3

    Ana Santos

    Boa tarde. Na segunda foto, no pavilhão de Desportos em Lisboa, o C4 é Lenine Santos.
    Obrigada por nos permitir viajar no tempo

    Responder
  3. 2

    dave adkins

    Samuel – obrigado. Me-lembro bem porque o basquet de LM nos anos 70 foi uma parte importante da minha vida e segue ser assim. Aguardo mais fotos dos seniores dos clubes de LM. Não ouço nada da noticia do Manuel Lima, o grande pivot de Desportivo que usava as tabelas com os seus lançamentos expertamente durante muitos anos…

    Responder
    1. 2.1

      Samuel Carvalho

      Olá Dave, fica atento pois brevemente serão publicadas mais fotos do basquetebol moçambicano.
      Quanto ao Manuel Lima (o antigo excelente pivot do desportivo), consta que se encontra a viver em Maputo (ex-LMarques).
      Aquele abraço.

      Responder
  4. 1

    dave adkins

    Lembro-me a defesa efectiva do Costa contra o Eric de Mahangalene, quien era um jogador formadável. Costa mantive a su posição perto do Eric por 40 minutos e o Eric foi muito limitado e frustrado durante o jogo. Também memórias da (casi) luta entre Barry Smith de 1.75 mtrs de Ferravia e um italiano de 2 mtrs., quem era um jogador visitante durante o torneo(com barba). Ferravia jogou muito bem com uma equipa forte e bem treinada durante os meus dias em LM, de 71-74.

    Responder
    1. 1.1

      Samuel Carvalho

      Caro Dave Adkins, parabéns pela tua excelente memória.
      Dentro em breve serão publicadas mais fotos dos seniores do Ferroviário de L. Marques e de outros clubes de Moçambique.
      Vamos-nos encontrando por aqui, neste nosso “Ponto de Encontro”!

      Responder

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

© BigSlam 2021 - Todos os direitos reservados.

error: Content is protected !!