Carlos Barroca e António Sotero reencontro em Macau, passados mais de 40 anos…
Depois de 41 anos decorridos, antigos atletas do basquetebol nacional da década de 70 – Carlos Barroca (ex-Atlético C.P.) e António Sotero (ex-Ginásio C.F.) reencontram-se no restaurante “António” em Macau
aonde o Barroca almoçava com o Francesco Suarez, Vice Presidente Global Partnerships Events & Basketball Operations, da NBA Asia, Limited.
Fartaram-se de rir ao recordar um jogo entre o Ginásio e o Atlético, da famosa cotovelada dada pelo Sotero ao Barroca, com a resposta deste na jogada seguinte, ao dar-lhe uma pancada nas zonas baixas, o que originou uma perseguição pelo campo fora, do Sotero ao Barroca… mas sem sucesso, porque os atletas de ambas equipas não permitiram!
Dois grandes malandros!!! 😀
Carlos Barroca é Associate Vice President of Basketball Operations NBA Asia, e conhecido de todos como um dos maiores comentadores de basquetebol da NBA.
Nasceu em Riachos, mas foi em Moçambique, onde viveu alguns anos, que deu início a esta grande paixão.
Começou a jogar com 8 anos e a ligação à modalidade dura até hoje. Durante muitos anos foi comentador desportivo dos jogos da NBA, mas há 5 anos atrás tudo mudou. Foi convidado a representar a NBA na Ásia, emigrou para a Índia e depois para Hong Kong onde reside atualmente.
Nesta qualidade foi convidado para estar presente no East Asia Super League – Terrific 12 que se realizou em Macau
tendo ficado combinado encontraram-se ambos no Pavilhão Polidesportivo Tap Seac, local da realização dos jogos.
Já no pavilhão, aproveitaram para tirar algumas “fotos em família”,
e com alguns dos atletas presentes nesta competição.
No passado domingo realizaram-se os jogos para apuramento do 3º e 4º lugar e a grande final que opôs o Liaoning Flying Leopards da China, com Lance Stephenson (ex-NBA La Lakers) (MVP, 34 pontos) e o Tunisiano Salah Mejri (ex-NBA Dallas Mavericks) com 2,18 m (19 pontos) aos coreanos do Seoul SK Knights, com Aaron Haynes (ex-College basketball) (26 pontos), e Jameel Warney (ex-NBA Dallas Mavericks) (36 pontos).
Foi uma excelente final, um jogo muito emotivo e com o publico a vibrar imenso… claro, pela equipa da China e onde não faltou animação das cheerleaders chinesas.
O basquetebol chinês está em franca expansão, já com muitos bons jogadores, prestem atenção a Hu Jinqiu,
extremo com 2,10 m. e com apenas 22 anos… bastante versátil, lança bem dos 3 pontos e muito bom no ressalto ofensivo! Joga na seleção da China! Muito brevemente irão ouvir falar dele.
“Com o BigSlam o mundo torna-se pequeno”!
Desta vez as notícias vieram da China, onde dois antigos adversários dos campos de basquete em Portugal, tiveram oportunidade de confraternizar e ao mesmo tempo assistir à final da East Asia Super League.
Um agradecimento especial ao meu antigo colega de equipa do GCF – António Sotero pelas fotos partilhadas
e um abraço ao amigo Carlos Barroca, com votos dos maiores sucessos na promoção do basquetebol pela Ásia.
Vamos nos vendo por aqui no nosso “Ponto de Encontro!”
Um Comentário
Manuel da Silva
… e eu que me cruzei dezenas (para não dizer centenas de vezes) com o António Sotero sem saber que estava ali um dos MADUROS (passe o termo) do basquetbol figueirense … aliás com quem me dava bem … e até íamos ao Caravela. No “António” não o vi. Obrigado aos misters Carvalhos e um abraço especial ao António Sotero e suas companhias.
Até breve!