Convite
Lançamento do livro “PALAVRAS SALPICADAS PELO ÍNDICO” do “moçambicano” nascido na Beira – João Segundo
01 Jun 2024 (Sábado)
15H00
Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva – Espinho

Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva – Espinho

João Segundo, autor do livro “PALAVRAS SALPICADAS PELO ÍNDICO”
Biografia:
João Manuel Cintra Segundo nasceu em dezembro de 1952, na cidade da Beira, Moçambique, então colónia portuguesa. As suas origens são algarvias, concretamente de Ferragudo, terra de seus pais, avós e demais familiares. Pelo facto de o seu pai ter sido maquinista dos Caminhos de Ferro da Beira e de ter dirigido, com os demais colegas, as máquinas a vapor que rebocavam vagões com carga diversa e carruagens com passageiros, no trilho ferroviário que ligava a cidade da Beira à Machipanda, já junto à fronteira da então Rodésia, hoje Zimbabué, fez com que tivesse vivido nos principais centros populacionais ao longo da linha, onde, em Gondola, Chimoio (Vila Pery) e Beira, fez os seus estudos primários e secundários.
Viveu em Maputo (Lourenço Marques), após desmobilização do Exército Português em fevereiro de 1975. Na sequência do processo de descolonização, e já em Lisboa, onde trabalhou e fez os seus estudos universitários, licenciou-se em Gestão, além de uma Pós-Graduação em Finanças. Foi Diretor Administrativo e Financeiro de duas empresas, já com alguma dimensão, onde exerceu as funções correspondentes.
Encontra-se presentemente aposentado e vive, há cerca de cinco anos, na cidade de Espinho.
Prefácio:
Luís Correia Mendes, poeta
- Apresentação do livro será no dia 28.07.2024, na Galeria Verney em Oeiras, onde o poeta Luís Correia Mendes será um dos oradores.

Galeria Verney em Oeiras
8 Comentários
Zé Carlos
Para além de toda a informação divulgada, o João foi meu defesa central nos Juniores do Ferroviário da Beira, grande postura, duro como as pedras, difícil de o ultrapassar e ganhava todas as bolas altas…agora em grande nas alturas poéticas!
Votos de um lançamento frutífero e cheio de sucessos, onde igualmente estará o meu Primo Poeta, grande abraço Xamuári!
Manuel Martins Terra
Felicidades para o lançamento do seu livro, que certamente nos aprofundará ainda mais, o cheiro, as cores e os encantos de uma terra que continua enraizada em todos nós. Parabéns, pelo seu trabalho.
mjnecho@hotmail.com
Não vou poder ir a espinho, estou num almoço de curso em Matosinhos .Mas gostaria de ter o livro assinado pelo autor. Como fazer??
Jaime Branco
Que tenhas muito sucesso, João! Escreves como poucos. Grande abraço.
LUIS MANUEL ANDRADE RODRIGUES BATALAU
Felicidades e grande êxito ê o que desejo. Kanimambo.
Orlando Valente
Que o lancamento deste livro seja para o autor um galardao e um orgulho pelo pais onde nasceu e depois de tantos anos passados, recorda com saudades qa sua terra natal, totos os mocambicanos em geral. E o autor pode crer que para todo o mocambicano sera um Icone de demonstracao de poder e forca que os mocambicanos provaram depois de serem espoliados, corridos da sua propria terra… mas um dia a historia rezara e todos os algozes serao expostos a descobertos… mas esses traidores ja ca nao estao…. mas a justica ser-lhes-a dada, mesmo para alem da morte!!!
Parabens ao autor!
Orlando Rodrigues Valente
Nino ughetto
Olà Valente, Fico admirado quando leio as noticias de Bigslam. Tu estas sempre presente a prova que gostas de saber tudo sobre os antigos Moç.e dos laurentinos. Bravo Um abraço
Victor Manuel Quaresma
Felicidades, que o novo lançamento tenha o êxito merecido. Abraço