Recordando… 1º Encontro de Moçambicanos na Figueira da Foz
Introdução:
Decorria o ano de 1990 quando, num jantar de amigos, se falou na hipótese de juntarmos na Figueira da Foz, para um “duelo”. os ex-jogadores do Ferroviário e do Sporting, ambos de Lourenço Marques, para relembrarmos os tempos do basquete em Moçambique… Depois de alguns contactos, partimos para o 1º Encontro no qual participaram cerca de 100 pessoas entre atletas e familiares. A divulgação da ideia fez com que aparecessem ex-atletas de outros clubes, em particular da antiga equipa da Real Sociedade LM.Jogos:
No sábado, a organização reservou a manhã para a recepção aos participantes e preparar os “atletas” para os jogos a disputar à tarde. Alguns equipamentos utilizados foram gentilmente cedidos pela Associação Naval 1º de Maio. Os jogos foram disputados no Pavilhão Caras Direitas, localizado em Buarcos, freguesia da Figueira da Foz. Este foi o nosso 1º contacto com alguns dos “madalas” que ainda gostam de fazer uma boa jogatina. Tentamos que neste encontro, dentro do possível, se usassem equipamentos utilizados em Moçambique, tendo a Real Sociedade cumprido este pedido. Aqui ficam registadas algumas das fotos desse 1º Encontro:Ano de 1990 – Veteranos do Ferroviário LM Em cima: José Sepodes, António Higino Santos, Arnaldo Magalhães, George Sing, Adam Ribeiro, Armindo Costa, Gilberto Costa, Francisco Martins, Timóteo Júnior e José Curado “Neca”. Em baixo: Alberto Jorge Santos, Leonel Velasco, José da Costa “Casquinha”, Mário Machado, Edgar Almeida, Victor Rocha e Luís Magalhães.
Ano de 1990 – Veteranos do Sporting LM Em cima: Tam Ling, Mário Albuquerque, Quim Neves, Luís Almeida, Rui Pinheiro e Rogério Picão. Em baixo: Manuel Santiago, João Morais, Tonito Almeida, B4?, Marcelo Sá, B6?, António Rendas Pereira, Paulo Almeida e Pedro Almeida.
Ano de 1990 – Veteranos da Real Sociedade LM Em cima: C1?, José Paiva Henriques “Zé Bomba”, Pedro Ventura, Henrique Vieira, Rolando Vanzeller e Alberto Vanzeller. Em baixo: B1?, Carlos Alberto Coelho, Delfim Loureiro, Rui Miranda, Carlos Lima “Xixa” e José Gomes.
Ano de 1990 – Misto Figueira da Foz/Coimbra Em cima: Samuel Carvalho, Eurico Dias, José Jóia, Henrique Héliotrope, Eustácio Dias e Mário Ribeiro (Massagista). Em baixo: Sérgio Dionísio, Mário Dionísio, António Almeida, Luís Dionísio e António Roque Afonso.
Ano de 1990 – Árbitros Francisco Martins e Arnaldo Magalhães
Ano de 1990 – Oficiais de mesa Ângela Mota Cardoso “Ginha”, Fortunata Santiago e Lígia Mota Cardoso “Jó”.
Jantar:
Almoço:
No domingo, a gerência da discoteca “FLASHEN” disponibilizou o pátio ajardinado envolvente, para a realização do “festim”.Recordando… 2º Encontro de Moçambicanos na Figueira da Foz – 1991
O 2º Encontro decorreu nos mesmos moldes que o 1º, mas desta vez o evento prolongou-se por três dias 8,9 e 10 de junho, devido ao feriado do dia 10 ter coincidido com uma segunda-feira. Os jogos passaram para a Escola Joaquim de Carvalho, devido à quantidade de atletas inscritos. No Domingo da parte da manhã antes do almoço realizaram-se diversos concursos (lances livres, 3 pontos, etc.) e na Segunda-feira (feriado) ainda se efectuou uma partidinha de futebol, isto já só para os mais ousados… A ementa do almoço para além da “sardinhada” com caldo verde, incluiu o famoso leitão da Bairrada… Não existem fotos em arquivo deste 2º evento, somente duas da organização:Organização do 2º Encontro Luís Dionísio, José Jóia, António Almeida, Eurico Dias e Samuel Carvalho
Organização do 2º Encontro De cima para baixo: Samuel Carvalho, José Jóia, Eurico Dias, Luís Dionísio e António Almeida.
6 Comentários
luisa.gneves56@gmail.com
Agradeço ao BigSlam a partilha desta recordação. Foram momentos bonitos da vida que permitiram juntar muitos amigos moçambicanos, do desporto! Hoje, já numa fase bem avançada da vida, recordo (com uma lágrima a cair) tudo isto e penso que foi tão bom viver estes momentos. Bem haja ao BigSlam.
Jose Campos
Lamento saber que o “Pinduca” já não está entre nós. Que ele esteja em Paz.
Luís Chang
Bons velhos tempos da nossa geração de ouro depois do processo de descolonização. Viemos e chegamos para desbravar Portugal em todos os extractos sociais, desde o desporto como na vida sócio profissional. E continuamos a nossa luta para uma mudança de mentalidade. A democracia já existia em Moçambique na nossa geração e vivência. É bom recordar, é viver e transmitir às gerações vindouras… Um abraço a todos.
Wanda Serra
Amei!!
José Alberto Campos
Obrigado ao BigSlam por mais uma boa reportagem. Gostei de ver as fotos e entre elas, a Nº J14 com o meu Amigo José Vicente “Pinduca” que já não o vejo em pessoa, desde os nossos tempos da tropa na CCVC em Vila Cabral. Abraço forte para ti, “Pinduca” !
BigSlam
Caro José Alberto Campos, só para informar que o João Vicente “Pinduca” faleceu no dia 24.02.2015.