Um pouco de história… – Por que motivo Maputo, se chamou Lourenço Marques?
(2ª parte)
A 9 de Dezembro de 1857 (reinado de D Luís I) é criada a Câmara Municipal da povoação de L. M.
A área da margem direita da baía de L.M. foi palco de disputas territoriais por vários anos sobretudo com a Inglaterra que em 1861, querendo açambarcar todo o sul incluindo as ilhas de Inhaca e dos Elefantes, ali manda içar a bandeira inglesa, mas que os portugueses em 1870 retiram, expulsando os usurpadores.
Mapa de Lourenço Marques em 1903, com algumas alterações até 1906, mandado fazer pela Comissão de Melhoramentos do Porto de Lourenço Marques (equipa chefiada pelo Capitão-Tenente Hidrógrafo Hugo de Lacerda). Nesta altura a cidade já reflectia duas as grandes obras da equipa de Joaquim José Machado: a Poente, a linha de caminho de ferro para a África do Sul e o desenho topográfico do que hoje é a parte central de Maputo. Até à Independência, a Praça 25 de Junho tinha o nome de Praça 7 de Março (de 1877), o dia em que Joaquim José Machado e a sua equipa chegaram à então espelunca imunda que era a vila de Lourenço Marques. (Foto retirada com a devida vénia do blog The Delagoa Bay).
Portugal concorda em submeter o problema de posse destas áreas à arbitragem do marechal Mac-Mahon, presidente da República Francesa,
Mac-Mahon
o qual em 24/7/1875 reconhece os direitos de Portugal sobre os territórios em disputa.
Como reconhecimento por esta decisão, nasce em L. M. a Praça Mac-Mahon, apresentada na foto, com o prédio da Estação dos Caminhos de Ferro de Moçambique (C.F.M.) ao fundo, com a estátua comemorativa à frente.
A estação de caminho de ferro de Lourenço Marques e o Monumento da I Guerra Mundial, aqui nos anos 1930, postal da Newman Art Publishing Company, Cape Town.
Nota: A Estação dos Caminhos de Ferro foi construída em 1910 sob desenho de Gustave Eiffel.
Outros acordos fronteiriços foram os de 1886 e 1890 que fixaram as fronteiras com as possessões alemãs, e os de 1891 e 1893 com as possessões britânicas.
Em 1876 L. M passa a ter estatuto de Vila e, a 10 de Novembro de 1887 (reinado de D. Luís I, seu patrono) é elevada à categoria de cidade.
No selo (ampliado) em baixo, comemorativo do centenário da fundação da cidade, a zona entre a área arborizada e a cidade era semi-pantanosa. O Forte, ou Presídio, é a construção quadrada que se destaca isolada à beira rio e, à sua frente, a zona arredondada é a Praça Picota.
Depois da descoberta de ouro em Witwatersrand, na África do Sul, L. M. inaugura em 1895 ligações ferroviárias com aquele país (contrato de construção da linha é estabelecido em 1883), torna-se um importante entreposto e, a partir de 1897/98 Lourenço Marques passa a ser a capital administrativa de Moçambique.
3 Comentários
Ilidio Santos
O nome de Maputo era o local onde estavam os portugueses. Naquele tempo quando os povos do interior diziam que iam a Maputo, significava que iam a : Ma (lá) puto ( onde estavam os portugueses). Isto foi-me explicado quando da mudança do nome da cidade.
Carlos Lage
Sr. Ilidio: absolutamente correcto, ” Ma-puto-(guesi)” para melhor entendimento. ” Ma” – lugar – como Ma-tola, Ma-Tchava, Tambem ” Ca- Tembe – terra para ca’ do rio Tembe(?). Pena nao haver mais estudos acerca de tao interessante tema. Curioso a Frelimo dedicar a Capital aos Portugueses enquanto os expulsava de la’ durante o fervor revoluciona’rio, curiosidades para a Histo’ria.!
Carlos Hidalgo Pinto
Os primeiros habitantes foram os San+os Khoikhoi= Khoisan, tendo posteriormente sido os bantos, como os Xhosas e os Zulus a fixarem-se na zona. Lourenço Maruqes, juntamente com António Caldeira, exploraram os rios Limpopo e Umbelúzi, explorando o marfim e o cobre. Em1546, procedeu-se ao levantamento da Feitoria fortificada na margem do rio denominado de Espírito Santo. António do Campo foi quem denominou o lugar de Delagoa Bay. Quanto á construção da linha de caminho de ferro de L.M. ao hinterland da África do Sul, foi Paul Kruger que implementou o projecto do lado daquele país, a fim de contrariar as intenções de Cecil Rhodes, tendo Portugal feito a obra do lado de Moçambique o que transformou radicalmente a então L.M. e hoje Maputo.