“Faça uma lista de grandes amigos…”
“Faça uma lista de grandes amigos…”
Poucas músicas brasileiras conseguem tocar tão fundo como “A Lista”, de Oswaldo Montenegro. Cada verso parece falar diretamente às nossas memórias, às saudades guardadas e às mudanças que a vida nos traz com o passar dos anos.
É uma canção que ganha outro significado com o tempo.
O que antes podia parecer apenas uma bela melodia, transforma-se, mais tarde, numa profunda reflexão. Vira identificação. Vira lembrança de pessoas que passaram pela nossa vida, marcaram a nossa história e continuam presentes, mesmo que já distantes.
Para muita gente, ouvir “A Lista” depois dos 60 é quase impossível sem sentir um aperto no coração. Porque, nessa altura da vida, todos nós já temos nomes, rostos e momentos para colocar nessa lista.
Enquanto os nossos corpos ainda ajudam, temos energia, lucidez e continuamos estimados e admirados pelos velhos amigos e companheiros de caminhada, devemos viver a vida ao máximo… sobretudo convivendo com aqueles de quem realmente gostamos.
Participa nos encontros, come o que te apetecer, bebe o que desejares, brinca, ri e faz as coisas que amas.
No fim de contas, aqueles que verdadeiramente permanecerão na tua memória – e tu na deles – serão, muito provavelmente, os teus amigos de sempre.
Por isso, participa mais na tua própria vida: encontra os amigos, cultiva as amizades mesmo na velhice, mantém contacto, participa nos grupos e nas redes sociais, envia um “bom dia”, diz “olá”, marca presença.
Sê feliz… e vive sem arrependimentos.
Assim, também tu serás sempre lembrado por onde passares.
Dedicado aos Amigos de longa data… ❤️



12 Comentários
Carmen Ramos
Musica maravilhosa e que nos da tao bons conselhos!!!!
António Sotero
Canção que diz muito, principalmente quando chegamos a nossa idade e vemos que ainda temos amigos de há 50 anos!
Obrigado Sam!
Antonio Soeiro
É com grande tristeza que relembro tantos amigos que já partiram desta vida!!!
Manuela Foley
É raro o fim de ano em que esta maravilhosa canção não é tocada!
nino ughetto
é uma cançào cheia de nostagia, là isso é verdade, e quando chegamos a idade avançada como a minha ( 82 anos passados). Tenho a impressào de ter vivido cinco vidas… A minha juventude, os meus erros a minha vida militar (quatro anos) os meus amores e paixoes,os meus desgostos d’amores, a minha partida do meu Pais (L.Marques) a nova vida na Europa (Italia Monaco e França) o meu casamento o nascimento dos meus filhos,e depois a vida continua com saudades e lagrimas com a perda do meu querido Pai e depois a minha querida Màe e tantos tantos tantos outros que jà partiram, familiares e amigos desenas ou centenas, e conhecidos.. E aqui vou eu continuando o calvàrio da vida….O meu tempo està chegando,..VIVI , AMEI. e vos deicho a minha messagem; TUDO PASSA ,TUDO ACABA… Sejam felizes, nào se ocupem dos que fazem as guerras, ( esses canalhas )pois quem morre sào sempre (nos) o povo… Que Deus vos abençoe todos
maria Joao Necho
Que saudades daqueles que soubemos que jã partiram.,Cada um que me dizem que partiu ,deixa-me mais triste .Do meu tempo de liceu Salazar/D. Ana já foram uma boa dúzia .È a vida a passar, mas continuamos a viver e recordar. Obrigado por este bocadinho. Uma Coca-Cola que vos envia um grande abraço.
João Santos Costa
Esta linda canção, com uns versos maravilhosos, foi publicada pala 1.ª vez aqui, no BigSlam, no dia 14 de Janeiro de 2020 no meu blogue Xilunguíne com o título: “Figuras Moçambicanas do nosso tempo”. Um artigo dedicado ao meu/nosso amigo “Casquinha” (José da Costa) e a todos os amigos que se revejam nela.
Obrigado Samuel por esta linda recordação.
Katali
Simplesmente arrepiante, quem não tem amigos e familiares que nos faz pensar um pouco sobre esta viagem alucinante e alienante que nos faz chorar quando tem de ser.
2luisbatalau@gmail.com
MARAVILHA. KANIMAMBO. HAMBANINE
BigSlam
Para recordar momentos vividos nos anos 1976/77/78… e dar voz a esta música, a malta que viveu no sótão da sede do GCF reúne-se hoje num almoço no Restaurante “O Peleiro”, bem conhecido entre a comunidade moçambicana.
Foi precisamente neste restaurante que, durante vários anos, se realizou o tradicional “Almoço de Encerramento” dos Encontros de Moçambicanos – Basquetebol, na Figueira da Foz.
Samuel Carvalho
“A Lista”, de Oswaldo Montenegro, ganha um significado muito especial quando já se atravessaram tantas décadas de vida. Para nós, kokoanas, cada verso desperta recordações de amigos, encontros, partidas e momentos que ficaram gravados para sempre no coração. É impossível ouvir esta canção sem pensar nos companheiros de jornada, nos que ainda caminham ao nosso lado e também nos que a vida já levou. Um vídeo profundamente emotivo, que nos faz perceber que, no fim de tudo, são as amizades e as memórias partilhadas que verdadeiramente dão sentido à vida.
BigSlam
Um vídeo carregado de emoção e nostalgia. “A Lista”, de Oswaldo Montenegro, faz-nos viajar pelas memórias, pelos amigos e pelos momentos que o tempo nunca consegue apagar. Uma verdadeira reflexão sobre a vida e as amizades que levamos no coração.