17 de Maio de 1953 … Ângelo Jerónimo
Hoje é o dia de aniversário dum antigo futebolista e dirigente desportivo. É uma das figuras gradas do desporto moçambicano. A sua história confunde-se com os primeiros toques na bola, do país nascido em 1975 e também com a Textáfrica, a maior indústria têxtil do centro de Moçambique.
Ele entrou para a fábrica a 12 de Setembro de 1967, aos 14 anos. Depois foi jogar pelo clube que era tutelado por essa fábrica, na altura em que a Direcção (da fábrica e do clube) era assegurada pelo Eng. Magalhães, um grande impulsionador do desporto na cidade do Chimoio.
Este Textáfica, oficialmente designado de Grupo Desportivo e Recreativo do Textáfrica, e que antigamente era designado de Sport Clube de Vila Pery, foi o primeiro campeão nacional de futebol de Moçambique, em 1976, treinado na altura pelo saudoso Mário Coluna.
Época 1976 – Seniores
1º Campeão Nacional República Moçambique
Em cima: Joaquim, Gabriel, Brenque, Ângelo II, Mocuba, Nazaré, Nota, A. Jorge, Baptista, Zé Luis, Coluna (Treinador) e Matapa.
Em baixo: Norberto, Janeiro, Sebastião, Mussa, Ângelo Jerónimo, Djão, Zé Pedro e Tereso.
Ângelo integrou a selecção nacional de futebol de Moçambique, numa partida realizada na província tanzaniana de Iringa, num campo chamado Samora Machel.
Ângelo Jerónimo, futebolista, dirigente desportivo, um ponta de lança e goleador nato, nasceu no dia 17 de Maio de 1953. Completa hoje os seus 67 anos de idade. Parabéns!
João de Sousa – 17.05.2020
5 Comentários
Manuel Martins Terra
Ângelo Jerónimo, goledor nato e quem o provou foi pelos vistos o Boavista FC que andou de candeia às avessas. Possivelmente, os 24 golos foram um recorde que ainda hoje deve estar a marcar o futebol moçambicano. Parabéns ao aniversariante e longa vida.
António Amorim Lopes
PARABÉNS ÂNGELO JERÓNIMO PELO ANIVERSÁRIO E POR TUDO QUE TEM FEITO EM PROL DE MOÇAMBIQUE. AMANHÃ DIA 18 DE MAIO SERÁ O MEU DIA DE ANIVERSÁRIO POIS NASCI EM 1935 EM PORTUGAL, MAS VIVI MUITOS ANOS EM MOÇAMBIQUE A PARTIR DOS 22 ANOS DE IDADE, A MINHA SEGUNDA TERRA QUE MUITO AMO, ONDE NASCERAM OS MEUS FILHOS.
Manuel da Silva
O Sport Clube de Vila Pery nasceu muito antes do Textáfrica e tem a sua sede dentro da cidade de Chimoio, foi criado pelos agricultores do planalto. Os seus jogadores eram funcionários públicos ou filhos deles e até agricultores.
O Grupo Desportivo e Recreativo Textáfrica foi criado a partir da iniciativa do Engenheiro Magalhães (administrador) que contratava os jogadores através de um emprego que lhes garantia na fábrica.
Eram clubes diferentes e chegaram a actuar os dois em simultâneo no campeonato de Manica e Sofala.
Conheço os 2 clubes muito bem, porque vivi em Vila Pery (hoje Chimoio) de 1960 a 1980.
Cheguei a conhecer rivalidades entre os dois clubes.
O Ângelo foi um grande jogador e dirigente do Textáfrica (que conheço pessoalmente) e ele sabe muito bem da história destes 2 clubes. Um abração para ele no dia do seu 67º aniversário.
(Caríssimo João de Sousa, leia aqui no BigSlam o que está escrito sobre estes dois clubes, receba os meus melhores cumprimentos e saúdo-o por tanta dedicação ao desporto).
João de Sousa
Estimado Manuel da Silva, grato pelo esclarecimento. Receba os meus melhores cumprimentos
Manuel da Silva
Sempre o tomei como um grande profissional, humilde, capaz de ouvir e compreender. Sou seu amigo só de ouvi-lo relatar os jogos nas tardes desportivas. Além disso foi colega do Hélder Fernando, e tudo isto basta para o tomar como um saudoso amigo desde sempre, em particular desde os tempos de Moçambique. Um abração