18 de Abril de 1935 … José Pérides
José Pérides, nasceu em Tete (Moçambique), no dia 18 de Abril de 1935. Pérides é filho de um grego fixado em Moçambique, por tal facto, o pai atribui-lhe o nome de Pérides.
Antes de representar o Sporting jogou na Académica de Coimbra tendo sido Campeão Nacional de Juniores, chegando à equipa principal dos “estudantes”. Transferiu-se para Alvalade em 1956 e destacou-se como “médio interior” e “extremo”.
Representou o Sporting durante 7 épocas (de 1956 a 1960 e de 1961 a 1964). Na época de 1960/61 representou o Sporting da Covilhã, regressando na época seguinte pela mão do então treinador leonino “Otto Glória”.
Fez parte da equipa do Sporting que na época de 1963/64 bateu os cipriotas do Apoel, por 16-1, naquela que continua a ser a maior vitória de sempre em provas europeias.
A goleada recorde deu alento aos “leões” para conquistarem nessa época a Taça dos Vencedores das Taças.
Veja o vídeo seguinte da goleada recorde:
Ao serviço do Sporting, realizou 123 jogos, nos quais, marcou 9 golos. Foi duas vezes Campeão Português e venceu uma Taça de Portugal.
Em Portugal Pérides também representou o Sporting da Covilhã, Benfica e Sanjoanense, onde viria a terminar a sua carreira de jogador em 1967.
Pode ver a Homenagem ao Mister José Pérides dos antigos pupilos da Académica de Moçambique (AAM), clicando AQUI!
Veja o vídeo seguinte com algumas imagens deste futebolista moçambicano, com musica de fundo do cantor Demis Roussos:
José Pérides comemora hoje 85 anos de idade. Parabéns!
João de Sousa – 18.04.2020
7 Comentários
Manuel Martins Terra
Sem dúvidas que a vinda de futebolistas mocambicanos na década 50, para o futebol português, foi fundamental para as grandes conquistas do futebol nacional produzindo efeitos logo na década seguinte. José Perides, foi mais um às do futebol que ao lado de Hilário, aportou à metropole na decada 50 e que ajudou o SC P a conquistar a Taça dos Vencedores das Taças. Depois transferiu-se para o SL e Benfica, juntando-se a Costa Pereira, Coluna e Eusébio. Voltou a Moçambique e deu uma importante colaboração ao desporto local e a sua dedicação à A. Académica de LM. Conheci-o nos campos de futebol, enquanto treinador dos escalões de formação do clube. Quando regressei de Moçambique, reencontrei-me com José Perides, na cidade de Mirandela,companhado pelo Fumito,Rogério, Batista e Fernando Duarte, meu colega dos SMAE. Tinha acabado de assumir o comando técnico do SC de Mirandela, a disputar o então campeonato da segunda divisão nacional, Zona Norte. José Perides, era tio do Zé Luis, vedeta do Benfica e de Jorge Silva, atacante que deixou marca no Boavista . Parabéns ao mister José Perides, por mais um aniversário e que goze de boa saude, para nos continuar a brindar com a sua habitual boa disposição e com vontade de contar as muitas histórias, que colecionou ao longo do seu rico percurso despotivo.
Manuel da Silva
Amenga Cam Venh
Passe uns segundos a ler sobre o seu Textáfrica:
https://bigslam.pt/modalidades/futebol/manica-e-sofala/textafrica-g-d-r-t/ft-textafrica-seniores/
Lembro-me bem de si … muita saúde!
Rogério Alves
Parabéns mister há muitos anos que não o vejo gostava de lhe dar um abraço.
Juniores Benfica.
António Amorim Lopes
Pérides é da minha idade e vi este habilidoso jogador num encontro em Coimbra. Pouco depois embarquei para Lourenço Marques. Saudosos tempos.
Zito Abdula
Meu grande treinador na Académica. PARABÉNS E MUITA SAÚDE
Manuel da Silva
Conheci José Perides a dar um show de bola no Campo do Ferroviário de Moatize – Tete (em finais dos anos 60`s) num fim de semana quando ali regressou para rever a sua terra de nascença.
Normalmente andava com a família Serras Pires oriunda de Tete e residente na Beira de quem era um excepcional amigo de infância.
Parabéns Pérides pelo teu 85º aniversário. Muito mais anos de vida!
Ao Samuel e ou equipa BigSlam muito obrigado por nos relembrar figuras notáveis da nossa juventude.
Hernani Cidade Oliveira
Ainda o conheci o Pérides pessoalmente em LM . Era familiar dos grandes jogadores do Benfica José Luís e Jorge e foi ele que os trouxe para Portugal penso que em 1973, altura que também vim para a FAP como voluntário.