5 Comentários

  1. 5

    Manuel Martins Terra

    No meio da história já me esquecia de felicitar o Mário João, pelo seu aniversário, e que continue a desfrutar de muita saúde, na companhia dos muitos amigos que fez ao longo da sua carreira desportiva.

    Responder
  2. 4

    Manuel Martins Terra

    Mário João, foi um defesa central de referência no futebol português, daqueles cujo lema era antes quebrar do que torcer, que capitaneou um grande Boavista, nos finais da época 60 e praticamente todo o decorrer da década 70. Faz parte do clã Fernandes, uma família onde despontaram grandes futebolistas, que viajaram de Quelimane até LM. No caso, o seu saudoso irmão, Joaquim João, que nos deixou em 2016, um dos melhores defesas centrais do continente africano do seu tempo, que inclusive aquando da deslocação dos “locomotivas” a Lisboa para a disputa de uma eliminatória da Taça de Portugal,em 1973, deu nas vistas levando o técnico Jimmy Hagan a ordenar ao Benfica, a contratação de JJ , o parceiro desejado para alinhar ao lado de Humberto Coelho. JJ chegou mesmo a rubricar o contrato, contudo depois de chegar a Moçambique, viu gorada a hipótese de concretizar esse sonho, por razões de força maior, continuando a representar o Ferroviário. O outro irmão, tratava-se de Afonso João, a que teimosamente chamavam Mário João, que ao que parece também já não está entre nós, que alinhava como avançado centro no SLM e Benfica, conhecido pelo seu pontapé de canhão. Para a história fica o dia em que Afonso João no decorrer de uma partida no Campo Eng. Paulino Santos Gil, teve honras de herói ao agarrar um pastor alemão, que fugiu ao controle de um agente da polícia que o segurava, e foi direito ao guarda redes Arménio, do Desportivo, atacando-o com ferozes mordedelas. O Afonso João, de grande compleição física, correu em direção do feroz canino e agarrando-o, aplicou-lhe uma valente gravata, imobilizando-o com mestria. Pobre do Arménio, que teve que ir para o hospital a fim de ser suturado.

    Responder
  3. 3

    António Amorim Lopes

    Um forte abraço de parabéns para um grande desportista de futebol chamado Mário João. Feliz aniversário que se deseja repetido por longos e abençoados anos.

    Responder
  4. 2

    Augusto Martins

    Parabéns pelo aniversário e que seja possível repeti-lo por muitos mais anos, com muita saúde e felicidade.

    Responder
  5. 1

    António Ferreira

    Parabéns de um camarada da tropa que recorda com saudade as brincadeiras do soldado 12449 e que fazia “tandem” com o 63129 que era o José da Costa do Salgueiros. As respostas de “pronto” nas chamadas da manhã eram um espectáculo.
    Abraço

    Responder

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

© BigSlam 2020 - Todos os direitos reservados.