UMA DATA NA HISTÓRIA – 01.07.1943… Companhia de Seguros Nauticus
A Companhia de Seguros “Nauticus”, tal como a Lusitana, Tranquilidade e Mundial e Confiança cessam a sua actividade em Moçambique, quando o Governo decide nacionalizar a actividade seguradora, acção que abrangeu as agências gerais e delegações das cerca de trinta companhias de seguros estrangeiras, entre as quais, portuguesas, inglesas, sul africanas e italianas.
A nacionalização dá origem à criação, no dia 13 de Janeiro de 1977, da Empresa Moçambicana de Seguros, (EMOSE)
acto justificado pela necessidade do Estado gerir seguros sociais, para garantir a formação técnico-profissional acelerada de quadros nacionais aptos, num sector de serviços complexos que na altura não existiam, e como forma de melhor servir as necessidades da economia, assegurando-se que sirva a plenitude dos interesses nacionais.
Falar da seguradora implica naturalmente referir o prédio “Nauticus”, construído em 1955/57, onde passou a funcionar a Sede da Seguradora, na Av. da República (hoje Av. 25 de Setembro) fundada em 1943 em Moçambique. Entre os seus fundadores, que deviam ser a fina flor do empresariado local, contam-se Paulino dos Santos Gil e o Capitão Manuel Simões Vaz que durante muitos anos foi director do jornal “Notícias”. Nos anos 60 George Critikos da Vitória/Reunidas era membro do conselho de administração.
O prédio tinha lojas incluindo uma galeria, escritórios e habitações.
Também tinha pelo menos um dentista (smile) que era o Dr. Paulo Cardoso, um laurentino que pôs uns chumbos nos dentes deste vosso humilde servo e que foi dirigente desportivo em Moçambique e em Portugal (e que era cunhado do “insigne democrata e socialista” ora falecido Dr. Almeida Santos).
A “Nauticus” foi fundada no dia 1 de Julho de 1943, faz hoje 75 anos.
João de Sousa – 01.07.2018
3 Comentários
antonio alves
COmo se chamava a loja de quadros e gravuras e disco situada na zona das arcadas do Prédio Nauticus , com montra virada para a Av. da Republica ‘ Alguem pode responder ?
ANTONIO MANUEL LOPES FERRÃO
Fui funcionário da Nauticus – cidade da Beira. Ali trabalhei durante quase 25 anos. Apesar da minha idade – 86 anos – o “bichinho” dos seguros continua activo. Possuo um Escritório de Mediação, na cidade de Manguade – Portugal.
Antes, porem, fui funcionário da Europeia de Seguros, onde atingi a Gerencia e, como esta foi adquirida pela Liberty Seguros, aí continuei, até á reforma. Abri Escritorio em Mangualde, para dar apoio á fábrica da Citroem . Grupo PSA.
Maria Angela J Carvalho
Foi na Nauticus que me iniciei no mundo do trabalho.