UMA DATA NA HISTÓRIA – 10 de Janeiro de 1970… A DETA entra na era do jacto
A 10 de Janeiro de 1970, a DETA, entra na era do jacto com a aquisição de dois aviões ”Boeing 737” com capacidade para 95 passageiros, sendo considerado o mais moderno e versátil da grande família «Boeing».
Os dois aviões, designados de “Angola” e “Moçambique”, tiveram o seu baptismo solene naquela data, presidido pelo Arcebispo de Lourenço Marques, e por Madrinha, a Esposa do Governador-Geral, Senhora Dona Maria das Neves Rebello de Souza, tendo assistido ao acto as mais altas individualidades da Província.
Na mesma data efectuaram-se dois voos turísticos, em que participaram altas individualidades civis, militares e religiosas, bem como numerosos convidados.
Durante as cerimónias realizadas no aeroporto Gago Coutinho, na cidade de Lourenço Marques, os elementos da fábrica “Boeing”, que se deslocaram a Moçambique, ofereceram lembranças aos pilotos e mecânicos que se deslocaram aos Estados Unidos para estagiar.
Foram contemplados os Comandantes Branco, Almeida, Virgílio e Ferreira da Costa; os pilotos Jorge Marques, J. Matos e J. Primavera; os mecânicos Martins, Fidalgo, Fortuna e Castro.
Recordo que na altura o lema da companhia era: Segurança, Eficiência e Regularidade.
Faz hoje (10 de Janeiro) 49 anos que a DETA entrou na era do jacto.
João de Sousa – 10.01.2019
6 Comentários
Fernando Machado Almeida
Fernando Jorge Machado de Almeida. Filho do cte. Jorge Machado de Almeida. um dos primeiros pilotos da DETA.
Chefe de Operações da DETA.
A vida dele era a DETA.em 2ª a familia
Deixa muitas saudades
Faleceu a 21 de Dezembro de 2017
António Henriques
A DETA, era uma grande companhia, sei o que digo pois fui mecânico nessa data gloriosa dos Boings. Saudades? Sim, muitas.
Joaquim
Caro João. Fui um dos 12 tripulantes (e mais quatro instrutores da Boeing), que no dia 22 de Dezembro de 1969 iniciámos a viagem no Boeing 737-200 CR-BAB, como copiloto na então companhia DETA, de Seatle para Lourenço Marques.
Voámos do aeródromo conhecido por “Boeing Field” e escalamos Toronto antes de aterrar em Lisboa no dia 23.
Passamos o Natal em Lisboa e a 25 prosseguimos a viagem escalando o Sal e Luanda, onde interrompemos a viagem para pernoitarmos. No dia seguinte descolamos com destino a Lourenço Marques onde chegamos finalmente no dia 27 de Dezembro daquele ano de 1970.
Henrique Menezes
…e mais tarde fiz o policiamento dos mesmos nas viagens de L.M até Nampula e fui inaugurar a pista de Porto Amélia…..saudades….
José Esteves
Trabalhei como mecânico o meu chefe de equipa era o Sr.Martins.
José António Oliveira (Zé Tó)
Tive o privilégio de ir ver a chegada dos aviões a Loureço Marques, coitados dos Friendship.