UMA DATA NA HISTÓRIA – 10 de Julho de 1948… Paulo de Carvalho
Conheci o Paulinho na Malhangalene decorria o ano de 1962, numa altura em que ele, com 14 anos de idade, se inscrevia nos “azuis e brancos” como jogador na categoria de infantis. O seu primeiro treinador, por sinal treinador da grande maioria dos atletas do Clube dos Desportos da Malhangalene, foi Américo Ferreira da Silva, sócio-gerente da Ifel (Irmãos Ferreira Limitada – representantes da Volvo em Moçambique) e tendo como companheiros de equipe, Rogério Picão, Policarpo Santos, Alberto Rodrigues “Tomatinho”, os irmãos João e António Ferreira, Luís Oliveira, Ismael Mussa Fakir e José Oliveira “Zeca”.
Época 1962/63 – Infantis
Em cima: José Bento “Manecas”, Paulo Carvalho, José Sacadura, António Castanheira, Rogério Picão, José Manuel.
Em baixo: Arménio Marques “Chiqueta”, Carlos Lourenço “Kikas”, Luís Oliveira, Augusto Martins “Terrorista”.
Época 1963/64 – Infantis
Em cima: Américo Ferreira Silva (Treinador), Rogério Picão, Policarpo Santos, Paulo Carvalho, Alberto Rodrigues “Tomatinho”, João Silva (Seccionista).
Em baixo: João Ferreira, António Ferreira, Luís Oliveira, Ismael Mussa Fakir, José Oliveira “Zeca”.
Do Malhangalene e com 16 anos de idade transfere-se para o “seu clube de coração” e ingressa nos juniores do Grupo Desportivo de Lourenço Marques. Era seu treinador na época José Luís Cabaço.
Época 1964/65 – Juniores
• Campeão Distrital L. Marques • Campeão Provincial Moçambique – Beira
Em cima: Finiassa (Roupeiro, muito popular devido aos invulgares “dotes” físicos), Mário Silva (Seccionista), Paulo Carvalho, Hélder Catoja, José Borrego, José Faria, Fernando Alves, João Ferreira, José Luis Cabaço (Treinador).
Em baixo: José Gonçalves, Amates Coutinho, Roberto Yeep, José Cruz, Agostinho, António Cabral, João Vicente “Pinduca”.
A título de curiosidade permitam-me que vos diga que o Professor José Luís de Oliveira Cabaço (jornalista e antigo Ministro da Informação e dos Transportes e Comunicações de Moçambique) é actualmente o sócio número 1 do Desportivo.
Paulo de Carvalho, a quem dedico estas linhas, faz os seus estudos primários na Escola João Belo, (hoje Escola Primária 7 de Setembro). Depois ele vai para a “Indústria” (Escola Industrial Mouzinho de Albuquerque).
Em 1967 ingressa no Serviço Militar.
O seu percurso profissional começa na Codam, passando depois pela Comportel e pela Otis.
Para além de basquetebol, representando o Desportivo de Lourenço Marques, o Sport Lisboa e Benfica, o Ginásio Figueirense e o Wa Seng (Macau), jogou andebol no Ferroviário.
Paulo de Carvalho, com quem estive a última vez em 2016, num convívio no Algarve, em casa do José da Costa (Casquinha),
nasceu no dia 10 de Julho de 1948. Completa hoje os seus 71 anos de idade.
Um abraço de parabéns Paulinho. Que haja saúde para que possamos ter mais comemorações. Comemora esta data com aqueles que mais estimas.
PS: este artigo foi escrito tendo por base uma entrevista que Paulo de Carvalho deu ao portal electrónico “BigSlam”. Se quiser ver a entrevista clique AQUI!
João de Sousa – 10.07.2019
16 Comentários
Danilo Gujral
Muitos PARABÉNS Paulo, pelo teu aniversário e principalmente pelo atleta e pela pessoa tão especial que és.
Obrigado pela marca e pelas memórias que deixaste em nós, campeões nacionais de juvenis, pelo Desportivo, no Moçambique pós independência.
Obrigado por tudo que nos ensinaste como homens e basquetistas e pelo tanto que investiste em mim num período tão difícil.
Deus te abençoe e a tua descendência.
Aquele abraço
Danilo Gujral
Paulo Carvalho
Obrigado Danilo pelas tuas muito amáveis palavras.Que Deus também te abençoe e, à tua família.Um forte abraço.
Victor Carvalho
Atleta exemplar e um dos melhores jogadores da época. Um Grande homem e de carácter maior, foi meu colega no IILM e amigo exemplar por estas bandas, amigo do seu amigo .
Grande 🤗
Paulo Carvalho
Recebe um forte abraço,amigo e ex-colega dos tempos da escola.
Manuel Martins Terra
Parabéns ao Paulo de Carvalho por mais um aniversário. Um basquetebolista de grande craveira e, que acima de tudo primou por extrema correcção dentro dos recintos por onde passou. Passeou a sua classe pelos clubes que representou, com maior ênfase no GDLM. Não passava despercebida a forma como lutava nas tabelas, as suas incursões para o cesto e a sua forma peculiar (diria unica) de lancar a bola ao cesto, sem precisar do apoio da mão esquerda. Um atleta de referência. Que continue por muitos anos, a contar os anos e a soprar as velas.
Paulo Carvalho
Obrigado pelo teu interessante comentário…É a primeira vez,que alguém refere um detalhe verdadeiro ,que era o facto de terminar os lançamentos,abdicando do apoio da mão esquerda…Tens uma excelente memoria e capacidade de observação!Recebe um um abraço grande.
António Gouveia
Grande jogador e grande amigo
Parabéns
Paulo Carvalho
Obrigado velho amigo,e estimado adversário, António Gouveia.
Manuel da Silva
Parabéns Paulo de Carvalho não só como desportista que foste, mas também como profissional (Engenheiro) que conheci na Otis, em Macau.
Eu trabalhava na CEM com o Sousa Teles, Maurício Costa, e outros.
Ainda não há muitos anos um subordinado teu, me relembrou a belíssima pessoa (chefe) que eras.
Abração
Manuel da Silva
Manuel da Silva
https://www.youtube.com/watch?v=WQzWFU_IKR4
Feliz Aniversário!
Paulo Carvalho
Estimado Manuel Silva… Lembro-me bem de muitas pessoas da CEM-Macau, com quem me relacionava e outros com quem ainda, continuo a conviver,tais como: o Travassos, o Cordeiro, o Gibelino, o Faustino,o Mario Costa,o Gouveia e, não só…
Obrigado pelo teu amavel comentário.Recebe um grande abraço .
Manuel da Silva
Paulo, quem me apresentou a ti, teria sido o Sousa Teles (filho do ex-governador da Beira Sousa Teles) ou o Maurício Costa. Sei que te conheci em Macau em 1989. Embora possas não lembrar-te bem de mim, passei a cumprimentar-te e na CEM eu analisava os projectos de electricidade. Estou aqui também: https://www.linkedin.com/in/manuel-da-silva-6679b769/
Recebe um abraço
Manuel da Silva
Maria dos Anjos Adrião
Parabéns Paulinho,saudades de uma juventude cheia de boas recordações,feliz aniversário 🎉 junto daqueles que mais te amam,saúde meu amigo,beijinhos com muito carinho,desta amiga que não te esquece.
Paulo Carvalho
Obrigado Mianjo. Recebe também, um beijinho muito amigo.
Carlos Barreto
Muitos parabéns, Paulinho, que marques muitos mais pontis no calendário!
Paulo Carvalho
Caro amigo Barreto… Meu ex-vizinho no “Hoi-Fu” e, simpática referência dos meus amigos em Macau.