UMA DATA NA HISTÓRIA – 10 de Julho de 1948… Paulo de Carvalho
Conheci o Paulinho na Malhangalene decorria o ano de 1962, numa altura em que ele, com 14 anos de idade, se inscrevia nos “azuis e brancos” como jogador na categoria de infantis.
Época 1962/63 – Infantis
Em cima: José Bento “Manecas”, Paulo Carvalho, José Sacadura, António Castanheira, Rogério Picão, José Manuel.
Em baixo: Arménio Marques “Chiqueta”, Carlos Lourenço “Kikas”, Luís Oliveira, Augusto Martins “Terrorista”.
O seu primeiro treinador, por sinal treinador da grande maioria dos atletas do Clube dos Desportos da Malhangalene, foi Américo Ferreira da Silva, sócio-gerente da Ifel (Irmãos Ferreira Limitada – representantes da Volvo em Moçambique) e tendo como companheiros de equipe, Rogério Picão, Policarpo Santos, Alberto Rodrigues “Tomatinho”, os irmãos João e António Ferreira, Luís Oliveira, Ismael Mussa Fakir e José Oliveira “Zeca”.
Época 1963/64 – Infantis
Em cima: Américo Ferreira Silva (Treinador), Rogério Picão, Policarpo Santos, Paulo Carvalho, Alberto Rodrigues “Tomatinho”, João Silva (Seccionista).
Em baixo: João Ferreira, António Ferreira, Luís Oliveira, Ismael Mussa Fakir, José Oliveira “Zeca”.
Do Malhangalene e aos 16 anos de idade transfere-se para o “seu clube de coração” e ingressa nos juniores do Grupo Desportivo de Lourenço Marques. Era seu treinador na época José Luís Cabaço. A título de curiosidade permitam-me que vos diga que o Professor José Luís de Oliveira Cabaço (jornalista e antigo Ministro da Informação e dos Transportes e Comunicações de Moçambique) é actualmente o sócio número 1 do Desportivo.
Época 1964/65 – Juniores
• Campeão Distrital L. Marques • Campeão Provincial Moçambique – Beira
Em cima: Finiassa (Roupeiro,muito popular devido aos invulgares “dotes” físicos), Mário Silva (Seccionista), Paulo Carvalho, Hélder Catoja, José Borrego, José Faria, Fernando Alves, João Ferreira, José Luis Cabaço (Treinador).
Em baixo: José Gonçalves, Amates Coutinho, Roberto Yeep, José Cruz, Agostinho, António Cabral, João Vicente “Pinduca”.
Paulo de Carvalho, a quem dedico estas linhas, faz os seus estudos primários na Escola João Belo, (hoje Escola Primária 7 de Setembro). Depois ele vai para a “Indústria” (Escola Industrial Mouzinho de Albuquerque). Em 1967 ingressa no Serviço Militar.
O seu percurso profissional começa na Codam, passando depois pela Comportel e pela Otis.
Para além de basquetebol, representando o Desportivo de Lourenço Marques, o Sport Lisboa e Benfica, o Ginásio Figueirense e o Wa Seng (Macau), jogou andebol no Ferroviário.
Paulo de Carvalho, com quem estive a última vez em 2016, num convívio no Algarve, em casa do José da Costa “Casquinha”,
nasceu no dia 10 de Julho de 1948. Completa hoje os seus 70 anos de idade.
Um abraço de parabéns Paulinho. Que haja saúde para que possamos ter mais comemorações. Festeja esta data com aqueles que mais estimas.
PS: Este artigo foi escrito tendo por base uma entrevista que Paulo de Carvalho deu ao portal electrónico www.bigslam.pt
João de Sousa – 10.07.2018
2 Comentários
Jorge Oliveira
Parabéns Paulo Carvalho, grande jogador moçambicano
Wanda Serra
Bdia Paulo
Daqui de bem longe te envio um beijinho de parabens.
70 risonhas primaveras. Maravilhoso!!!
Wanda Serra