UMA DATA NA HISTÓRIA – 22 de Janeiro de 1945… Alexandre Franco
José Alexandre do Nascimento Lemos de Ribeiro Franco, conhecido por Alexandre Franco, nasceu na cidade da Beira, província de Sofala, no dia 22 de Janeiro de 1945.
Foi eleito o melhor jornalista da Diáspora Portuguesa em 2009, na terceira edição dos Prémios Talento, concurso do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Secretaria do Estado das Comunidade que distingue portugueses e luso-descendentes residentes no estrangeiro pelo seu desempenho em determinado sector de actividade, na categoria de Comunicação Social.
Começou a sua carreira jornalística em Moçambique em 1969. Seis anos depois passou a sub-chefe da Secção Desportiva do “Notícias” de Lourenço Marques. Entre 1971 e 1976, Alexandre Franco foi comentador desportivo das Produções GOLO, especificamente para a modalidade de basquetebol.
Quando deixou definitivamente Moçambique, foi viver para Portugal. Foi apresentador e produtor do programa “Desporto no Mundo” na Antena 1, da Rádiodifusão Portuguesa, em Lisboa.
Alexandre decide depois fixar residência no Canadá. Trabalha em várias estações de Rádio, nomeadamente Rádio Portugal de Montreal, e Rádio Clube Português de Toronto.
Entretanto em 1986 Alexandre Franco funda e assume o papel de gerente da CIRV-FM 88.9, em Toronto.
Quatro anos mais tarde surge o projeto que lhe marcou a vida e o coração, o jornal “Milénio-Stadium”. Em 1990 volta à CIRV-FM e durante três anos é produtor e apresentador de vários programas radiofónicos. Entre 1998 e 2003 assume a posição de apresentador das notícias no telejornal da OMNI-TV. Depois fica durante quatro anos a apresentar programas televisivos na FPTV e volta aos microfones da CIRV-FM.
Ele foi treinador de basquetebol de duas equipas moçambicanas, nomeadamente o Sporting e o Benfica e prestou a sua colaboração às selecções moçambicanas, nos mais variados escalões.
Ano de 1975 – Seniores – Selecção Nacional R. P. Moçambique
“Festejos da Independência de Moçambique ” • (Moçambique – 154 x Zâmbia – 94)
Em cima: Alexandre Franco (Seleccionador adjunto), Correia Mendes (Seleccionador), Armindo Costa, Nuno Narcy, Manuel Marreiros, Tam Ling, George Sing, Artur Van Zeller, Samuel Carvalho, Carlos Sousa (Dirigente).
Em baixo: João Domingues, Hélder Luís, António Almeida, Correia Mendes, António Araújo, Sebastião (Roupeiro).
Alexandre Franco (faleceu no passado dia 16 de Janeiro de 2019), completaria hoje os seus 74 anos de idade.
Não deixe de ver e comentar a excelente entrevista dada ao BigSlam em 2012. Clique AQUI!
Joã0 de Sousa – 22.01.2019
Um Comentário
Jorge Campos - Joca
Alexandre, onde estiveres recebe um abraco de parabens.
Descansa em Paz