3 Comentários

  1. 3

    Augusto Rodrigues

    Parabéns João por mais uma excelente reportagem. Costa Pereira, além de excelente guarda redes, tinha uma característica especial, colocar a bola com a maior facilidade na área adversária. Falando de guarda-redes, veio-me à memória os vários que tive a felicidade de ver e de conviver tais como, Pedro Santos, Acúrcio Carrelo, Octávio Sá,Fernando Fernandes, Hélder Moura, Pegado, Luis Nunes, Felizardo, Hélder Silva, Severino, Zito Vaz, Mariano Pó, Cardoso, Humberto Nazaré, Arménio, Vitinhas, Milicas e muitos mais.A qualidade dos Guarda-redes moçambicanos era tal que simultâneamente jogaram nos quatro principais clubes Portugueses os seguintes: Costa Pereira (Benfica) Octávio Sá (Sporting) Acúrcio (Porto) e Fernando Fernandes (Belenenses), tendo continuado em Moçambique, na minha opinião, o melhor de todos José Pedro dos Santos, no seu Desportivo de LM.

    Responder
  2. 2

    Carlos Hidalgo Pinto

    Como foi afirmado mais acima, Costa Pereira foi rei e senhor na pequena área, pois tinha jogado basquetebol na equipa do Ferroviário de L.M. O treinador Severiano Correia colocou-o a guarda-redes, devido ao seu excelente tempo de salto. Os ingleses consideraram-no o melhor Keeper fora da baliza, aquando de situações de canto e de cruzamentos, coisa que hoje poucos guarda-redes nacionais conseguem sê-lo. Outro grande senhor da baliza foi Pedro Santos, do Desportivo.

    Responder
  3. 1

    Manuel Martins Terra

    Costa Pereira era a prova provada, de como os atletas moçambicanos se sentiam vocacionados para a polivalência da prática desportiva. Outros se seguiram, como os exemplos de Mário Coluna (Atletismo e Futebol),Acúrsio ( Futebol e Hóquei em Patins) Octávio Sá ( Basquetebol e Futebol), Fernando Adrião (Hóquei em Patins e Futebol de Salão), Fernando Fernandes (Basquetebol e Futebol), Cândido Coelho (Atletismo e Futebol), José Julio (Atletismo, Futebol, Basquetebol e Futebol de Salão), Ivo Garrido(Basquetebol e Futebol), Orlando Conde (Futebol e Basquetebol), Marcelo Sá (Basquetebol e Futebol), João de Brito, que para além de um grande futebolista, vi-o já mais tarde a jogar Basquetebol em grande plano. Enfim haverá certamente muitos mais, a merecerem também essa distinção. Aquela terra, foi mesmo um berço de grandes desportistas.

    Responder

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

© BigSlam 2018 - Todos os direitos reservados.