PARABÉNS PELO INCUMPRIMENTO!
Este País está virado do avesso. Alguns dos seus responsáveis também. Eu aprendi na escola que as pessoas são felicitadas pelo bom trabalho que desenvolvem. Pelo cumprimento das tarefas. Pelo empenho, dedicação e grau de profissionalismo e até mesmo pela superação das metas que lhes estavam fixadas.
Em tempo recuado chegou a haver um estímulo para este tipo de pessoas, algumas vezes traduzido pela entrega de diplomas de emulação socialista, como convinha na época. Hoje tudo isso é memória.
Mas o que eu aprendi na escola sobre esta matéria, outros, que como eu também foram à escola, não aprenderam nada. Por isso não admira dirigentes políticos deste país elogiarem pelo incumprimento.
O mais recente exemplo vem do Presidente do Conselho Municipal de Maputo, David Simango.
Numa visita, ao estilo “presidência aberta” que realizou a semana passada a um dos bairros da cidade de Maputo, o edil da nossa capital constatou que das 23 orientações deixadas o ano passado, apenas 8 foram realizadas cabalmente. Dito por outras palavras: grau de cumprimento de apenas um terço.
E só por esse facto, David Simango,
embora agastado com a situação, deu os parabéns, mesmo considerando que as metas planificadas não foram cumpridas. Parabenizou pelo incumprimento.
Se a moda pega, ela vai contaminar múltiplos serviços públicos deste País. E isso pode levar a que muitos chefes, decidam premiar quem passa o dia a fazer ronha ou a deambular pelas repartições, sem eira nem beira, deixando à deriva as preocupações do público utente. Se a moda pega, quem nada faz vai ter direito a prémio, mesmo considerando que o seu grau de produção e produtividade é nulo.
Acho que é por causa destas e de outras que o país está como está. Doente e à procura dum médico que lhe cure as maleitas. Mas como infelizmente médico escasseia, a solução talvez seja o recurso ao curandeiro.
João de Sousa – 12.06.2013