Recordando a primeira conquista como jogador de basquete do CFM
Na semana passada foi publicado no facebook no grupo: “Desporto – Antigos Atletas de Moçambique” um recorte de jornal sobre a homenagem feita à equipa de basquetebol de juvenis do Ferroviário LM, pela conquista do título Campeão Provincial de Moçambique na época de 1968/69. Prometi fazer uma pesquisa nos arquivos do BigSlam, para complementar esse recorte com mais de 50 anos… aqui vai:
No decorrer da época de 1968/69 a equipa de juvenis do Ferroviário de L. Marques (CFM) conquistou o título de Campeão Provincial de Moçambique. A equipa do Sporting LM (SCLM) foi a vencedora do campeonato Distrital.
O Campeonato Provincial dessa época realizou-se no pavilhão do Malhangalene em L. Marques.
Na equipa do CFM, o técnico Adam Ribeiro substituiu o treinador Mário Machado, em virtude deste ter que acompanhar a equipa de juniores que se deslocou à Beira para disputar o Provincial nessa categoria.
Alguns recortes de jornal que relatam a conquista do título de Campeão Provincial de Moçambique em Basquetebol pela equipa de Juvenis do CFM:
Época 1968/69 – Juvenis
“Homenagem aos Campeões de Moçambique” – Restaurante L.M.
Na foto: George Sing, José Alberto, Mário Machado (Treinador), Óscar Thompson, João Branquinho, Alberto Jorge, Armando Monteiro “Jojó”, Armando Moreira, José Zilhão, António Gaspar, Samuel Carvalho, Rolando Ferreira, Rui, Maxixe (Roupeiro), João Barbosa “Becas”, Silva (Seccionista), Alexandre Lacerda (Dirigente), António Fonseca (Convidado), Álvaro Moreira (Dirigente).
Já no final da época realizou-se a prestigiosa “Taça Pioneiros” – Capitão Ismael Jorge, brilhantemente conquistada pela nossa equipa, confirmando assim a vitória no Campeonato Provincial de Moçambique.
Época 1968/69 – Juvenis do Ferroviário LM (CFM)
• Vice-Campeão Distrital L. Marques • Campeão Provincial Moçambique • Vencedor da Taça Cap. Ismael Jorge
Em cima: George Sing, Óscar Thompson, Rui, Adam Ribeiro (Treinador), Rolando Ferreira, Samuel Carvalho, João Branquinho, Silva (Seccionista).
Em baixo: Alberto Santos, José Almeida, João Barbosa “Becas”, José Zilhão, Armando Monteiro “Jojó”, Armando Moreira.
* Mário Machado (Treinador oficial)
6 Comentários
Manuel Martins Terra
A Historia do Basquetebol de Moçambique, ficou escrita por muitos jovens praticantes, oriundos de várias coletividades, que um dia homens expressaram toda a sua valia , nos campeonatos de seniores distritais, provinciais e nacionais, que tão boas recordações nos deixaram, elevando o basquetebol moçambicano a um patamar de excelência. Parabéns, Samuel, porque tu foste um desses.
J. Domingues
Grande equipe Sam, mas as tuas primeiras conquistas foram na J. Serrao onde eras uma estrela das grandes. Tive o prazer de jogar contra esta equipe em seniores e que grandes dores de cabeca sempre nos davam, Samuel, Sing, Beto Joca, M.M., Velasco e tantos outros. Que bela equipe.
Samuel Carvalho
Olá João Domingues, estou plenamente de acordo contigo, as primeiras conquistas foram na rua da J. Serrão… bons tempos.
Hoje estive em Lisboa e almocei com muita da nossa malta (antigos desportistas de Moçambique) e perguntaram por ti , pois já não te vêem no BigSlam algum tempo. Qual é o meu espanto que quando chego a casa vejo o teu comentário.
Espero que estejas óptimo de saúde e vai dando notícias. Para quando a tua entrevista ao BigSlam? A malta aguarda com expectativa.
Aquele abraço.
Camilo
Parabéns a ti Sam e a equipa fabulosa do ferroviário de 1968. Um Abraço.
MARIA MANUELA ANTUNES GALVÃO DE ALMEIDA
Parabéns Campeão!
João Branquinho
Obrigado por estas memórias, Samuel. Já me tinha esquecido de muita coisa, incluindo o facto de termos sido campeões (tinha a impressão, falsa, de termos sido vice-campeões). João Miguel Branquinho (nº 15)