“UMA DATA NA HISTÓRIA” – 16 de Junho de 1947 – João de Sousa
Quase que diariamente ele escreve sobre os outros.
Casos relacionados com factos sobre pessoas dos mais variados quadrantes, entre outros de desportistas; políticos; músicos; jornalistas, poetas e escritores…
Por uma questão de ética pessoal, ele hoje não pode, ou melhor não deve escrever sobre si próprio.
Por isso, julgo que hoje, as linhas que se seguem lhe são dedicadas com inteiro mérito.
Com um dom impressionante para redigir textos, com frases bem construídas e sem erros ortográficos, e também com uma visão acutilante ele é um defensor acérrimo do bom português escrito, é muito raro que não faça o seu reparo nesta rede social sempre que detecta erros ortográficos na imprensa ou TV.
Os artigos que escreve, vêm avivar a nossa memória e relembrar factos que provavelmente alguns de nós já não tínhamos em mente.
Factos que igualmente podem elucidar as camadas jovens de “quem foi quem” e o que fez para ser recordado.
Como ele costuma dizer, o seu “disco rígido” pessoal, já vai falhando, o que é natural com o avançar da idade.
No entanto, o disco rígido do seu computador não falha e tem armazenado indubitavelmente um espólio de muita e valiosa informação com que nos presenteia quase que diariamente, e que dava para publicar um livro de memórias…
Escrever sobre ele, acerca da sua carreira ao longo de mais de meio século não é tarefa fácil já que ter-se- ia muito que escrever, o que aliás, não é esse o propósito desta crónica.
Se alguém porventura estiver interessado em se inteirar do seu currículo, basta aceder ao seu blog no www.bigslam.pt, onde colabora regularmente. Clique AQUI!
Não sou nem nunca fui jornalista, daí que não tenha muito jeito para escrever, mas mesmo assim, com alguns erros ortográficos e construção de frases que possam existir neste artigo, acho que esta minha singela homenagem tem cabimento nesta data.
João de Sousa nasceu em Lourenço Marques (hoje Maputo), na Casa de Saúde da Maxaquene, que se situava na Avª 24 de Julho, mesmo ao lado do antigo Cine-Teatro Manuel Rodrigues (hoje Cine África), numa Sexta-feira dia 16 de Junho de 1947.
Este meu irmão, apelidado de “The Voice” da Rádio Moçambicana, completa hoje os seus 71 anos de idade.
Que continue a gozar sempre de boa saúde para festejar muitos mais.
Parabéns, João!
Fortunato Sousa – 16.06.2018
Nota: Não deixe de ver a entrevista concedida por João de Sousa a Alexandre Franco, também ele bloguista do BigSlam. Clique no link seguinte (escrito azul): João de Sousa… o profissional da rádio!
Nota: Pode ainda conhecer melhor João de Sousa, essa figura ímpar no meio jornalístico desportivo radiofónico e de quem muitos de nós guarda gratas recordações, através da entrevista “Conheça Melhor” dada ao BigSlam. Clicar AQUI!
3 Comentários
Romy Silva
Embora atrasados, Parabéns João pela passagem de mais um aniversário natalício. Lembro me de si do programa “bondiazinho”. Bjs
Katali Fakir
Amigo João, espero desculpas pelos parabéns atrasados, ainda assim, desejo que contes muitos com saúde, paz, tranquilidade, harmonia e esperança. Um abraço forte e saudoso aos manos Joãozinho e Fuato.
Alberto Rodrigues
Parabéns Caro João, que contes muitos mais com muita saúde, na companhia dos que te são queridos te desejam os primos e amigos,
Dina e Alberto Rodrigues.