7 de Maio de 1953… Rui Pinheiro
Rui Jorge de Mendonça Pinheiro praticou futebol de salão, andebol, atletismo e basquetebol. Foi na bola ao cesto que se notabilizou. Pertenceu a uma geração de ouro do basquetebol moçambicano. Ele nasceu na cidade de Nampula.
Começou a jogar basquetebol no Sporting Clube de Lourenço Marques, em 1967. Foi seis vezes campeão distrital e provincial, e duas vezes campeão nacional de seniores.
Teve como companheiros de equipa Belmiro Simango, Terry Johnson, Mário Albuquerque, Luís Almeida, João Romão, Vítor Morgado, Tómané Alves e Nelson Serra, entre outros.
Época 1972/73 – Seniores
• Campeão Distrital L. Marques • Campeão Provincial Moçambique
• Campeão Nacional
Em cima: Rui Pinheiro, Terry Jonshon, João Romão, Luis Almeida, Belmiro Simango, Victor Morgado e Mário Albuquerque.
Em baixo: João Morais, Mário Peliquito, António Ruas Alves “Tomané” e Nelson Serra.
Em Portugal, jogou pelo Sporting Clube de Portugal a partir da época 74/75. Com 4 Campeonatos Nacionais, 4 Taças de Portugal, e 3 Campeonatos de Lisboa.
Época de 1977/78
• Campeão Nacional • Vencedor da Taça de Portugal
Em Cima: Luís (seccionista), Rui Pinheiro, João Freitas, Leonel Santos, Joaquim Neves, Mike Faulkner, Hélder Silva, Mário Albuquerque e Arthur Duran (treinador).
Em baixo: Carlos Lisboa, Sr. Uva (massagista), Carlos Sousa, Nelson Serra e Augusto Baganha.
Quando o Sporting encerrou a secção de basquetebol, Rui Pinheiro ingressou ainda no Atlético de Queluz e no Grupo Desportivo Estoril Praia. Foi também jogador da Selecção Nacional de Basquetebol.
Finda a carreira de basquetebolista, seguiu a de bancário. Não abandonou no entanto a modalidade do seu coração, tendo permanecido ligado ao basquetebol corporativo na Caixa Geral de Depósitos.
Rui Pinheiro:
Campeões são sonhadores que nunca desistem…
(Clicar no vídeo)
Rui Pinheiro nasceu no dia 7 de Maio de 1953. Completa hoje os seus 67 anos de idade.
João de Sousa – 07.05.2020
10 Comentários
Manuel Martins Terra
Rui Pinheiro, foi mais um grande basquetebolista de grandes méritos, que deu prova da sua capacidade não só em Moçambique, como também em Portugal, ao serviço do Sporting Clube de Portugal. Alinhou ao lado de outras grandes vedetas laurentinas, como o Mário de Albuquerque, Nelson Serra, Joaquim Neves, H. Silva, Carlos Lisboa e o saudoso Leonel Santos. Na verdade , que grande constelação de estrelas . O Rui Pinheiro, dada a sua elevada estatura e grande mobilidade física, era um verdadeiro “leão” no duelo de tabelas, sendo decisivo em muitas partidas. Rui, tu foste por algum tempo meu colega nas aulas de Físico e Química, penso não estar errado, com o grande campeão de xadrez moçambicano, de seu nome, Fernando Gomes, que nos deixou creio eu há oito anos. Embora um pouco tarde, quero-te desejar os meus parabéns pela passagem do 67º aniversário, e muitos anos de vida com muita saúde e boa disposição.
Rui Jorge Mendonça Pinheiro
Muito obrigado. Um grande abraço
Rui Jorge Mendonça Pinheiro
Muito obrigado. Um abraço
António Amorim Lopes
Parabéns Rui Pinheiro. Feliz aniversário com tudo de bom. Mais um português moçambicano que enobreceu Moçambique e Portugal e ficará para a história destes actuais dois países amigos.
Rui Jorge Mendonça Pinheiro
Muito obrigado. Um grande abraço
Jorge Ventura
Parabéns Rui Pinheiro
Como o tempo passa !!!!! ainda `pouco tempo comias umas maçaroças quentinha ahahahah
Um forte abraço com muita saúde para todos.
Jorge Ventura
Rui Jorge Mendonça Pinheiro
Muito obrigado. Um abraço
Luiz Pestana
Aqui te desejo os parabéns
Com muita saúde e alegria
Junta muitos aos que já tens
E esquece a maldita pandemia!
Aquele abraço
Luiz Pestana
Rui Jorge Mendonça Pinheiro
Muito obrigado. Um abraço
Rui Jorge Mendonça Pinheiro
Muito obrigado. Um grande abraço