Francisco Velasco “O goês que chegou a campeão do mundo” comemora hoje o seu 82º aniversário!
Tenho uma pessoa que faz o favor de ser meu amigo há vários anos. Tem um nome comprido. Francisco Xavier Franco Bélico de Velasco, a quem um dia a revista “Ídolos do Desporto” em capa, com a sua fotografia em grande plano, titulava:
O “goês” que chegou a campeão do mundo.
Um topógrafo-hidrógrafo de 1956 a 1980, ano em que perdeu a mão direita, como resultado dum acidente de trabalho. Um amigo que nasceu no dia 16 de Novembro de 1934.
Um homem cuja trajectória de vida se confunde com a história de Moçambique, do desporto moçambicano e em especial do hóquei em patins. Que patinou pelo Sneci, pela Lusalite da Beira, pelo Ferroviário e depois pelo Sporting, ambos de Lourenço Marques.
Que percorreu pelas selecções. Que ganhou títulos. Foi campeão latino, europeu e mundial.
Selecção de Moçambique em Montreux.
Em cima: António Souto, Abílio Moreira, Mim, Adrião, Bouçós e Manuel Carrelo.
Em baixo: Romão Duarte, Passos Viana, Moreira e Vítor Rodrigues.
Um homem, um atleta, um exemplo de honestidade, luta, abnegação, coragem, dedicação e simplicidade. Deviam os mais novos inspirar-se nesta figura de incomensurável dimensão. .
Parabéns Chico pelos teus 82 anos de idade. Comemora esta data com aqueles que mais estimas. Saúde, meu “velho”. Um abraço fraterno.
Foto tirada em Lisboa, em Julho deste ano – Fortunato (meu irmão), o Chico Velasco e eu.
João de Sousa – 16.11.2016
Nota do BigSlam: Pode ficar a conhecer melhor esta figura emblemática do Hóquei em Patins moçambicano e nacional, através da entrevista publicada no BigSlam. Clicar AQUI.
6 Comentários
José Soutosa
Recordo-me perfeitamente da seleção Portuguesa, formada só por Jogadores de Moçambique. Moreira, Souto, Adrião, Velasco e Bouçós. Foram campeões do Mundo. Parabéns e felicidades, com desejos de que faça muitos mais, junto de todos os seus familiares e amigos. Obrigado pelas alegrias que nos foram proporcionadas, por este famoso quinteto. Grande abraço.
F C Leal
Parabéns, Grande Velasco. Obrigado pelas alegrias que nos deram as selecções de que fez parte.
João Mendes de Almeida
Um grande abraço de parabéns a este fantástico desportista por tudo o que nos deu e por todos aqueles momentos de inesquecível orgulho que sentíamos de ser Laurentinos.
João Passos Viana
Parabéns Xico um abraço grande
Alberto Rodrigues
Caro Chico,
Apesar de, ter telefonado, dando um abraço de parabéns, reforço aqui os meus desejos de muita saúde e que contes muitos,
Amigo ao dispor,
Alberto Rodrigues.
Francisco Velasco
Aos amigos que comentaram neste espaço, deixo um abraço de amizade e a afirmação de que muito do que alcançámos se deveu em grande parte ao carinho com que vós sempre expressaram por nós. Foi uma grande responsabilidade que pesou sobre nós, os hoquistas moçambicanos, saberem que lá na nossa cidade a população torcia por nós. Foi um privilégio meu e de outros companheiros, termos contribuído para momentos de grande alegria nessa urbe desportiva de que tanto nos orgulhávamos.