Relatos de uma viagem por terras de África (20) – Últimos dias em África…
Visita a Sandton City, à reserva natural – “Rhino e Lion” e muito mais…
16 de Março de 2017 – Quinta feira:
Voltámos para Joanesburgo depois de umas belas férias em Cape Town, a “Suíça de África” e em ótima companhia!
Ainda no Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo, momentos que antecederam o regresso e perpetuados com algumas fotos, para um dia mais tarde recordar…
Junto ao avião da companhia Kulula Airlines que nos transportou até Joanesburgo.
Acabadinhas de chegar ao Aeroporto Internacional Oliver Tambo de Joanesburgo, o principal aeroporto para viagens nacionais e internacionais da África do Sul e o de maior movimento em África.
De carro, já a caminho da casa do nosso primo, não resisti e tive que pedir a para fazer um stop, a fim de comprar umas maçarocas, à beira da estrada, acabadinhas de assar… que saudades destes sabores de África! Estavam uma delícia!!!
Para que esta viagem ficasse completa havia duas coisas que gostávamos de mostrar à Helena:
A primeira, o Lion Park, para poder privar com os leões praticamente no seu habitat natural. Ficou combinado irmos no sábado de manhã, o dia que regressaríamos a Portugal.
A outra, seria visitar Nelson Mandela Square, uma praça vizinha ao Shopping Sandton City, onde está a estátua gigante de Nelson Mandela e diversos restaurantes bem agradáveis…
17 de Março de 2017 – Sexta-feira:
Saímos de casa ao meio da manhã, passámos por um shopping e não resistimos a algumas guloseimas de África, para levar para Portugal, como a manga seca e pasta de goiaba desidratada …
Passámos por uma loja que importa mais de cento e vinte qualidades de chás para a África do Sul, com uma secção onde se podem testar alguns deles e cheirar suas fragrâncias adoráveis. E acabámos por trazer, também, alguns bem deliciosos.
Depois partimos para Sandton City , um destino exclusivo de moda e lazer de primeira linha. É um centro de glamour afro-cosmopolita de compras internacionais com um toque sul-africano.
Imagine um lugar onde nomes como Hugo Boss, Louis Vuitton, Carrol Boyes e Apple exibem as suas novidades, um lugar onde pode saborear o melhor café do mundo ou desfrutar de um croissant francês ou uma fatia de torta de leite local – tudo sob o mesmo teto. Assim é Sandton City, um dos principais e mais prestigiados centros comerciais de África.
O shopping Sandton City é enorme! É considerado um dos maiores shoppings do continente africano. No centro do Bairro de Sandton, junto à Praça Nelson Mandela, este enorme Shopping Center conta com cerca de 300 lojas, vários restaurantes e dois grandes hotéis, salas comerciais, centros de exposições e até uma estação do Gautrain (comboio moderno e rápido que faz a ligação entre a cidade de Johannesburg e o aeroporto OR Tambo International Airport, fazendo também a linha até a capital do país, Pretória).
À entrada do Shopping dei de caras com um meu homónimo, o retratista Samuel Tafula, moçambicano, nascido e criado na província de Inhambane e com enorme sucesso em Joanesburgo.
Demos uma voltinha pelo bonito shopping…
Fomos de seguida visitar a Praça Nelson Mandela, sendo esta uma das atrações mais populares de Joanesburgo. É um complexo em estilo piazza europeia com cafés, restaurantes finos e muitas lojas.
A escultura gigante do ícone da segregação racial sul-africana chama a atenção logo à primeira vista.
Nelson Mandela é um dos símbolos dos direitos humanos mais reconhecidos do século XX e vencedor do Prémio Nobel da Paz de 1993, e por quem tenho profunda admiração.
Tirámos a foto da praxe!
Como estava na hora do almoço, acabámos por escolher o Restaurante Cilantros mesmo ao lado da estátua e à base de tapas e grelhados…
Depois do almoço regressámos a casa.
À noite, os primos Jorge e Glória fizeram um churrasco num terraço da casa e convidaram a restante família e alguns amigos a residir em Joanesburgo e Pretória, e com quem ainda não tínhamos tido a oportunidade de estar.
A jantarada durou pela noite dentro… e com muita bula-bula à mistura. Foi bom rever família e amigos; alguns deles já não víamos há longos anos…
Um agradecimento especial aos primos Glória e Jorge, por nos terem proporcionado este excelente convívio!
18 de Março de 2017 – Sábado:
Estava marcado para este final de dia o regresso a Portugal.
Apesar da noitada do dia anterior, acordámos cedo. Tomámos o mata bicho e já em jeito de despedida fizemos as últimas fotos com alguns dos primos presentes no jantar proporcionado pelos primos.
Partimos, depois, para o Lion & Safari Park, onde já tinha estado com a minha filha Soraia em 2005. Batemos com o nariz na porta, pois estava encerrado para obras de remodelação.
A alternativa escolhida foi o Rhino & Lion Nature Reserve, um parque maior que o anterior e com cerca de 1200 hectares.
A reserva está situada num local de Património Mundial chamado “o Berço da Humanidade”, a cerca de 40 km de Joanesburgo e a 60 km de Pretória.
Já que não tivemos oportunidade de fazer um safari, este passeio deu para ver alguns animais selvagens de África que ainda não tínhamos visto nesta viagem.
A entrada do Parque Rhino & Lion nature reserve.
Este parque proporciona ver quatro dos “AFRICA’S BIG FIVE ANIMALS”. O rinoceronte, leão, leopardo e búfalo.
O Rhino & Lion nature reserve, não é bem uma reserva, pois mantêm os felinos selvagens – leões e leopardos – em grandes campos cercados.
O tamanho do parque exigia um dia completo para o visitar, mas mesmo com as limitações de tempo, deu para ver muita bicharada.
Começamos por ver os herbívoros ao longo deste imenso parque…
Por volta das 12H00 fomos conhecer a “creche” do parque.
Aqui pudemos privar de perto com alguns leões de tenra idade, com três meses; apesar de adoráveis e pequenos, já metiam respeito…
Depois desta emocionante e enternecedora visita, observámos diversas espécies de animais selvagens
O rinoceronte-branco ou rinoceronte de lábios quadrados,
A bonita Chita Anabel
Fizemos festas a umas simpáticas mulas
Vimos, também, uma cegonha branca a bebericar, sendo esta uma ave de grande porte ,em que os adultos possuem longas patas vermelhas e bicos vermelhos longos e pontiagudos.
Passámos pela zona do parque reservada a piqueniques
em direção ao Boma Restaurant.
Pelo caminho, avistámos um Marabu, uma grande cegonha africana, carnívora, de cabeça e pescoço nus. Possui um bico muito forte e uma bolsa pneumática na base do pescoço.
A Helena ficou encantada…
Almoçámos na esplanada do Boma Restaurant – Rhino & Lion Park, com um ambiente envolvente bem peculiar,
pois fica por cima do poço dos hipopótamos pigmeus,
e ao lado os enormes crocodilos…
Depois do almoço, visitámos as hienas
e por fim, o mais desejado, o acampamento dos leões, esses felinos majestosos
Tivemos sorte, pois estavam a acabar de comer uma vaca. O macho é sempre o primeiro a comer e, só depois de satisfeito, os filhotes e as fêmeas têm direito ao repasto.
Depois, o macho deixou o grupo e veio na nossa direção
parou defronte do capô do carro onde nos encontrávamos…
e o pujante animal ficou a escassos centímetros da viatura. Como viu que éramos todos do Sporting, acenou-nos e prosseguiu a caminhada até um pequeno charco de água, onde matou a sede. 🙂
Uma curiosidade: A proteção do grupo é uma das grandes preocupações do leão. A caça, a vigia noturna, a liderança e proteção dos filhotes, é destinado às leoas.
Um pequeno vídeo com os leões e as hienas a alimentarem-se.
- Desligar o som da musica de fundo no topo desta reportagem!
Esta visita foi uma experiência memorável e enriquecedora. Foram excelentes os momentos que privámos com todos estes animais.
Depois deste magnífico passeio, foi só chegar a casa, refrescarmo-nos e rumar ao aeroporto.
Era já noite quando partimos do Aeroporto Internacional Oliver Tambo, com destino a Portugal. No dia seguinte, logo pela manhã, ouvimos o comandante do avião dizer “senhores passageiros apertar os cintos, pois dentro de momentos aterraremos no Aeroporto Humberto Delgado em Lisboa. E como é bonita a nossa capital vista do céu…
- Desligar o som da musica de fundo no topo desta reportagem! Clique depois no quadrado do canto inferior direito do vídeo, para ver em écran inteiro.
Chegámos exaustos à Figueira da Foz, mas felizes! Foram belos os momentos que vivemos ao longo destes 28 dias por terras de África – Moçambique e África do Sul. Estivemos com familiares e amigos, próximo da natureza, e em contato com a exótica cultura africana…
Um agradecimento especial aos meus familiares que me receberam como sempre de braços abertos e me proporcionaram momentos inesquecíveis. Um abraço fraterno a todos os amigos que tive o prazer de rever ao longo desta viagem fazendo com que a mesma se tornasse ainda melhor! Bem hajam!
Espero que tenham gostado de viajar connosco, ao longo destas 20 reportagens. Vamo-nos vendo por aqui no nosso “Ponto de Encontro!” – www.bigslam.pt
Musica: Master KG – Jerusalema
NOTA: Para ver ou rever as anteriores reportagens, basta clicar nos links seguintes (escritos a azul):
1ª – “Viagem até Joanesburgo e o primeiro dia nesta cidade!”
2ª – “Jantar convívio com antigos desportistas de Moçambique radicados em Joanesburgo!”
3ª – “Fim de semana em Marloth Park!“
4ª – “Partida de Marloth Park e Chegada a Maputo!“
5ª – “Primeiro dia na cidade de Maputo!”
8ª – “Um passeio pelos clubes da baixa de Maputo!”
9ª – “Convívios… e entrevista da televisão STV ao BigSlam!”
10ª – “Visita a alguns locais emblemáticos de Maputo!”
11ª – “Almoço e jantar com amigos em Maputo!”
12ª – “Viagem e primeiro dia na praia do Bilene…”
13ª – “À descoberta de um novo Bilene…”
14ª – “Visita à Casa do Gaiato de Maputo e Aldeia Ndivinduane”
15ª – “Deambulando pela baixa de Maputo… almoço e jantar com amigos de longa data”
16ª – “Queimando os últimos cartuchos em Moçambique…”
17ª – “Ultimo dia em Maputo!”
18ª – “Visita à Table Mountain… principal atracção da cidade do Cabo”!
19ª – “Visita à maravilhosa Península do Cabo”!
20ª – “Últimos dias em África…”
3 Comentários
Arnaldo Ferreira (Sacras)
Os meus sinceros parabéns pela excecional reportagem que nos foi posta à disposição, a quem como nós continuamos a sentir a nossa terra Moçambique, no coração. Kanimambo mêrmão !
manuelagalvaoster@gmail.com
Kanimambo por nos fazeram voltar ao “Paraíso”!
mariossutton@gmail.com
Parabéns Samuel, é muito bom ver as tuas postagens!